Vila Verde: Analisa propostas de instalação de Lojas do Munícipe e Espaços Loja do Cidadão


A Câmara Municipal de Vila Verde prepara-se para analisar e votar duas propostas no sentido da instalação de Lojas do Munícipe na Vila de Prado, na Ribeira do Neiva, na zona do Vade e no Vale do Homem, assim como a instalação de um Espaço Loja do Cidadão na sede do concelho e um outro na Vila de Prado. No âmbito da proposta, está consagrada a possibilidade de vir a instalar os mesmos serviços nas lojas do munícipe da Ribeira, da zona do Vade e no Vale Homem.

As propostas surgem no seguimento do processo de modernização administrativa que a Câmara Municipal de Vila Verde tem vindo a desenvolver, em muitos aspetos de forma pioneira, há já largos anos e que resultou na certificação da qualidade dos serviços, na racionalização de processos, na redução de custos e no aumento da qualidade da resposta às necessidades dos cidadãos, das empresas e das instituições.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, sublinha que “na linha do desenvolvimento deste processo, designadamente com a instalação e aprofundamento das potencialidades tecnológicas oferecidas pelo balcão único de atendimento que pioneiramente a Câmara Municipal instalou nos serviços municipais, estão agora reunidas condições para a implementação de mais uma etapa do caminho de modernização administrativa que vimos trilhando através de uma ferramenta informática que permite ampliar a zona de atendimento presencial no Município a zonas distanciadas dos paços do concelho ”.

O Edil recorda que “estes espaços de atendimento desconcentrados representam uma aposta na desburocratização e na agilização dos processos, permitindo prestar serviços municipais de proximidade aos cidadãos, fora da sede do Concelho”.
Aproveitando o plano governamental de instalar por todo o território nacional 1000 “Espaços Loja do Cidadão” (ELC), o edil de Vila Verde manifestou ao Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares o seu interesse em instalar no território concelhio cinco destes postos de atendimento público.

O Dr. António Vilela frisa que “a instalação da Loja dos Munícipe e dos Espaços Loja do Cidadão se integram numa estratégia clara de alcançar crescentes níveis de eficácia e eficiência que resultem em mais e melhores serviços de proximidade junto dos cidadãos e das empresas”.

O Autarca esclarece que “a proposta vai ainda mais longe ao consagrar, na medida-do-possível, que seja garantido que cada um destes espaços funcionem agregados, em espaço único, numa lógica de prestação de serviços associados à Loja do Munícipe e, em simultâneo, ao Espaço do Cidadão”.

O Dr. António Vilela manifestou, no âmbito da reunião, o interesse do município em fazer parte da rede de municípios que virão a servir de base à implementação do projecto dos Espaços do Cidadão.

*** Nota da C.M. de Vila Verde ***

0 comentários: