Vila de Prado: Rancho Folclórico da Vila de Prado a cantar e a dançar há um ano (c/vídeo)



Criada há um ano, a Associação Etnográfica e Cultural Rancho Folclórico da Vila de Prado (RFVP) em Vila Verde, celebrou, esta semana, o seu primeiro aniversário, juntando gente de várias idades em torno do folclore do Baixo Minho.
Ainda a granjear curriculum, o Rancho Folclórico da Vila de Prado já conta mais de uma dezena de saídas no último ano, com destaque para a actuação em festas locais do concelho de Vila Verde.

Sem sede própria, os ensaios do grupo acontecem, uma vez por semana, na escola básica do 2.º e 3.º ciclos de Prado.
Com o encerramento de várias escolas, a esperança reside na cedência, pela Câmara Municipal de Vila Verde, de um desses espaços devolutos.
O pedido foi feito, mas a direcção ainda aguarda resposta, revelou ao ‘Correio do Minho’, o presidente da Associação, Alberto Pereira.

O Rancho da Vila de Prado nasce pela mão de alguns elementos que se dissociaram do Rancho da Casa do Povo da Vila de Prado e conta actualmente com cerca de três dezenas de elementos, de várias idades e diferentes profissões.
O presidente da Associação conta que o grupo integra elementos de diferentes idades, mas sobretudo jovens.
Os mais velhos são os cantadores e os tocadores, refere o presidente que, aos 65 anos, também dança.

Mesmo assim, há espaço para acolher dançadores, cantadores e mais dois tocadores de instrumentos de corda, desafia o dirigente, apelandoo sobretudo aos jovens.
Os elementos do RFVP trajam a rigor, seguindo as tradições do folclore do Baixo Minho, garante Alberto Pereira, explicando que houve a preocupação de fazer alguma pesquisa.
O grupo tem ensaiada cerca de uma dezena de danças que entram com um malhão, seguindo-se um ‘vira arrastadinho’ e uma ‘chula batida e picada’, entre uma ‘cana verde rasgada’, ‘chora a videira’ e ‘corre, corre Rio Cávado’.

Fonte Correio do Minho por Teresa M. Costa

Vídeo de atuação da Ass. Etnográfica e Cultural Rancho Folclórico da Vila de Prado na Praia Fluvial do Faial

0 comentários: