Portugal: Desempregado ia 'roubar' arroz mas recebeu cabaz


O desempregado Nelson Arraiolos, de 41 anos, foi hoje a um supermercado Pingo Doce em Lisboa com o objetivo de ir buscar um pacote de arroz e sair sem pagar. Mas acabou por receber um cabaz e vai doá-lo a uma família carenciada.
Esta foi a forma encontrada por Nelson Arraiolos de chamar a atenção para os problemas da fome e do desemprego no País. "Pretendia essencialmente com esta ideia lembrar que existem vários casos de desemprego e a pobreza do país é extrema. As pessoas estão a passar fome", disse.
Após a ação, Nelson foi surpreendido pelo gerente da loja da Rua 1º de Dezembro, na baixa de Lisboa, que o levou até ao responsável por todos os supermercados Pingo Doce em Lisboa. Ofereceu-lhe um cabaz de Natal porque entendeu que a real intenção de Nelson não era roubar. O cabaz de produtos será oferecido por Nelson a uma família mais necessitada."Isto não quer dizer que eu também não necessito. Mas eu vou entregar o cabaz para uma família com filhos menores que estão a passar fome", disse ao DN.
A forma simbólica de protesto foi previamente pensada e decidida por Nelson. Desempregado há dois anos e meio, só este ano decidiu começar a realizar ações deste tipo. A primeira foi realizada em setembro, quando entregou uma carta ao Presidente da República comunicando que não pagaria mais impostos por falta de rendimentos. Há 3 semanas ele também disse ter feito uma viagem de autocarro em Lisboa sem pagar bilhete. Já foi também às Finanças, dizendo que não pagaria mais impostos.
Nelson mora com os pais e sofre de uma doença degenerativa, designada Charcot Marie-Tooth - que se caracteriza por perda progressiva de massa muscular e de sensibilidade ao toque. E diz que vai continuar a lutar pelos seus ideais. Ele não confirma a data de futuras ações, mas prevê a realização. "Temos que continuar a lutar para sensibilizar as pessoas e as autoridades", concluiu.

Fonte DN por Mariane Morales

0 comentários: