Mundo: Portugal é a 51.ª nação mais valiosa do Mundo


Portugal foi classificado este ano como a 51.ª Nação mais valiosa do mundo, subindo duas posições em relação ao passado. No Turismo o nosso país conseguiu ficar no Top 10, alcançando o 8.º lugar, sendo o 4.º país que mais subiu nesta categoria.

Estes dados constam do estudo 'Brand Finance Nation Brands', divulgado esta semana, que avalia o valor das 'marcas país', sendo desenvolvido pela Brand Finance. O relatório completo sobre as marcas/nações líderes a nível global apresenta uma análise do impacto que a reputação e a imagem de um país têm sobre os consumidores e investidores estrangeiros.

Na metodologia em que assenta o estudo (universo de 120 nações analisadas), um dos factores que calibra o valor da marca é o seu índice de força ou 'Brand Strength Index' (BSI). E o BSI é determinado tendo em conta quatro segmentos: Investimento Directo Estrangeiro (IDE), Turismo, Talento, e Bens e Serviços. Para cada um deles há uma pontuação (1 a 100). Esta pontuação é obtida, por sua vez, analisando um conjunto de factores, confrontados em relação aos outros países.

Estados Unidos são a nação mais valiosa do mundo

A nação mais valiosa do mundo em 2013 volta a ser os Estados Unidos da América, seguida da China, da Alemanha, do Reino Unido e do Japão. França, Canadá, Brasil, Índia e Austrália fecham o top.

Nesta lista as posições mantiveram-se praticamente inalteradas relativamente a 2012, apenas o Reino Unido ultrapassou o Japão; e Austrália entrou para o lugar ocupado em 2012 pela Itália.

Espanha foi uma das nações que mais caíram num ano, passando do 13.º para o 18.º lugar da tabela. E Portugal, apesar do seu 51.º conseguiu subir dois lugares. Em 2012, Portugal tinha caído da posição 37.º para a 53.º.

A Suíça conquistou a marca de nação mais forte do mundo no 'Índice de Força da Marca' (BSI), com uma pontuação de 76. O país também subiu um lugar para se tornar a 14.ª marca mais valiosa do mundo.

No 'Turismo' a grande vencedora foi a Tailândia, seguida da Malásia e da Áustria. Já os países que mais subiram neste top foram o Sri Lanka, o Camboja e a Tailândia, seguidos de Portugal.

Na categoria de 'Bens e Serviços', os Estados Unidos venceram, mas a Alemanha adicionou quatro pontos para a sua pontuação já impressionante neste segmento.

No 'Investimento', as Filipinas e os Emirados Árabes Unidos lideraram, enquanto Singapura continua a ser a nação do mundo mais favorável nessa categoria. Os Emirados Árabes Unidos têm como objectivo fazer do Dubai a cidade anfitriã da Expo 2020, e a pesquisa da Brand Finance sugere que o sucesso poderia aumentar o valor da marca nação para oito biliões de dólares.

Na categoria 'Pessoas e Competências', os Emirados Árabes Unidos parecem estar em crescendo, com mais ganhos este ano do que qualquer outra nação. Finalmente em 'Talento', a Suíça mantém a sua posição no topo do ranking. Teve um aumento de 2 pontos, que é parcialmente responsável pela manutenção do país como marca global mais forte de 2013.

Fonte jornal Sol por Fernanda Pedro

0 comentários: