Mundo: Música e emoção no derradeiro adeus a Mandela (c/vídeo)


Ouviu-se muita música no último adeus a Nelson Mandela.
Não tão efusiva e alegre como ao longo dos últimos 10 dias nas ruas da África do Sul, mas igualmente intensa. Neste derradeiro dia de despedida ao popular Madiba, as cerimónias oficiais dividiram-se em três partes, com a primeira a marcar a trasladação do corpo para uma enorme tenta erigida na propriedade da família Mandela, junto à aldeia de Qunu, no leste do país, onde decorreu a segunda parte.

Espaço de acesso reservado, ainda assim 4500 convidados puderam participar neste derradeiro adeus ao primeiro presidente negro da África do Sul, que em meio celebraria 20 anos sobre a eleição que confirmou o fim do Apartheid. 

Entre as ilustres presenças estavam o Príncipe Carlos e o empresário Richard Branson, de Inglaterra; o casal Clinton e a apresentadora de televisão Oprah Winfrey, dos Estados Unidos; e o arcebispo sul-africano Desmond Tutu, grande amigo de Mandela, cuja presença chegou a estar em risco devido a um alegado erro de protocolo.

Entre os vários discursos proferidos, um dos mais sentidos foi o de antigo companheiro de prisão. Ahmed Kathrada partilhou 18 anos de encarceramento com Mandela. Ficaram amigos. Mais do que isso, "irmãos". 

"(Madala) podemos estar a afogar-nos na tristeza e na dor, mas temos de estar orgulhosos e agradecidos. Depois desta longa caminhada repleta de obstáculos e sofrimento, podemos celebrar-te neste final como um combatente pela liberdade. Adeus meu querido irmão, meu mentor, meu líder", afirmou, emocionado, Kathrada, de 84 anos.


Fonte © Euronews

0 comentários: