Minho: Feira do Livro de Braga 2013 liga-se por videoconferência a Vila Verde, Vieira do Minho, Fafe, Paredes de Coura e Boticas


A edição 2013 da Feira do Livro de Braga tem vindo a estabelecer ligações, por videoconferência, a vários municípios da região, nomeadamente Vila Verde, Vieira do Minho, Fafe, Paredes de Coura e Boticas.
Com estas ações, realizadas em parceria com a Rede de Casas do Conhecimento da Universidade do Minho (UM), tornou-se possível alargar o âmbito da feira a outros públicos e outras regiões, contornando possíveis dificuldades relacionadas com a  distância. É uma iniciativa inovadora e que trouxe novos públicos e ainda mais dinamismo ao certame.
Estas ações têm também contribuído para congregar a região em torno das tecnologias de informação, do conhecimento e da inovação, dinamizando as comunidades locais. Entre projetos de leitura, apresentações de livros, teatro e workshops, cada Casa do Conhecimento tem-se feito representar no certame. Toda a Rede tem, ainda, a possibilidade de assistir e participar, à distância, nas atividades do certame, através do sistema de videoconferência da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, instalado no Espaço Tertúlia da Feira do Livro.
O dia de amanhã terá uma forte componente relacionada com esta parceria. Às 15h, na rubrica «Contos e Lendas» será desvendada a lenda do Rio Ave, numa iniciativa organizada pela Casa de Conhecimento de Vieira do Minho. 
Mais tarde, às 21h15, o investigador Artur Ferreira Coimbra apresentará, a partir da Junta de Freguesia de Fafe, o livro “Fafe, Meu Amor”, sendo a sessão transmitida, em direto, para a Feira do Livro de Braga e para os munícipes de Boticas e Paredes de Coura. 
O escritor apresenta o seu novo livro, editado pela Junta de Freguesia de Fafe, e que reúne dezenas de textos, em prosa e em verso, que elevam a autoestima dos fafenses e glorificam as belezas, potencialidades, valores e hospitalidade da terra. São textos de autor, assinados por escritores, jornalistas, cronistas e poetas, originários do concelho, mas também exteriores às suas fronteiras geográficas ou mentais e que foram recolhidos em forma de antologia.
Por volta das 22h, regressando ao recinto da feira, Luís Fontes dá a conhecer os livros “Atlas da Fauna do PAVT e “Atlas da Flora do PAVT”, no âmbito do Plano Arqueológico do Vale do Teva, também da autoria de Célia Gomes e Duarte Silva. Realizada em parceria com a Casa do Conhecimento de Boticas, esta ação será também transmitida, através de videoconferência, para Fafe, Boticas e Paredes de Coura.
Estas sessões serão um dos pontos altos das iniciativas realizadas no âmbito da parceria Feira do Livro com a Rede das Casas do Conhecimento. As transmissões por videoconferência serão acompanhadas por várias Casas do Conhecimento, onde marcarão presença representantes dos vários municípios.

Dia termina com sarau escolar
O dia dedicado ao Agrupamento de Escolas D. Maria II/Lamaçães/Arnoso Santa Maria começa, às 15h, com o Torneio de Xadrez de Natal e continua às 17h com uma declamação de Poesia e termina, às 19h30, com o escritor José Ilídio Torres. 

Organizada pela Fundação Bracara Augusta decorre também, às 18h, a coleção "Braga Cidade Bimilenar", com os oradores Maria do Céu Sousa Fernandes, Eduardo Jorge Madureira e Luis Cristóvam. 
O dia termina, no Grande Auditório, com um sarau escolar que integra várias ações de teatro, poesia, música e dança. Cabe ao Conservatório de Música Calouste Gulbenkian a organização da iniciativa.

Manhã dedicada aos mais pequenos
O dia de amanhã, 06 de dezembro, terá uma manhã dedicada sobretudo ao público infantil. Além da «Hora do Conto», às 10h, no Espaço Tertúlia, com  Ana Caridade e a "História do Tapete Mágico: OBAX - uma menina africana", realiza-se também o teatro Infantil “O Capuchinho Vermelho”, no Grande Auditório. Esta peça repete-se às 14h30.
Por volta das 10h45, dá-se o pré-lançamento da obra infantil “A Estrela Azul Chocolateira”, de Susana Pinheiro, e que será apresentada por Felisbela Lopes, no Espaço de Tertúlia da Feira do Livro. O livro conta a história de uma feiticeira que, com as palavras mágicas “Plim plim plim. Chocolate, chocolatinho!”, transforma tudo o que vê em chocolate. A inspiração da autora é o filho de quatro anos que todas as noites lhe pede para contar uma história. 
A manhã termina, às 11h, com a aula aberta da escola de educação e produção artística Arte Total.

Livros digitais na Feira do Livro de Braga
Um grupo heterogéneo de pessoas, onde se incluíam designers, bibliotecários, investigadores e professores, estiveram, hoje, na Feira do Livro de Braga para aprender a criar um livro digital. 
Liliana Vieira, investigadora da UM que ministrou o workshop, demonstrou as potencialidades das ferramentas web 2.0 na criação de livros digitais e deu a conhecer as várias soluções digitais disponíveis gratuitamente. Clara Coutinho, também investigadora e professora na UM, reforçou a ideia: “existem muitas soluções mas o que existe varia conforme o público-alvo. Varia se forem, por exemplo, professores  do ensino básico ou de níveis mais avançados, varia também no que diz respeito ao nível universitário. Ou seja, existem ferramentas para todos os gostos, cada uma com as suas potencialidades e constrangimentos”.
Organizada pela Rede Casas do Conhecimento, em colaboração com o Instituto de Educação da Universidade do Minho, a sessão visou demonstrar como, sem conhecimentos de programação, é possível criar um livro digital à medida das necessidades. 
Clara Coutinho aproveitou a oportunidade para falar sobre os projetos desenvolvidos pelo EngageLab na área da leitura digital. “Verificamos que havia uma lacuna muito grande na aprendizagem da literacia para crianças e aliamos a isso esta fantástica oportunidade que são os tablets que qualquer criança manuseia”, acrescentou. 
Com a Fundação para a Ciência e Tecnologia desenvolveram “protótipos educativos que combinam várias áreas interdisciplinares como a engenharia, a informática e educação. Alguns dos projetos estão voltados para as crianças que estão a fazer a passagem do pré-escolar para o 1.º ciclo, apoiando na aprendizagem da literacia”.
É o caso do T-Words, vencedor de um prémio internacional, “The World Technology Summit & Awards 2013”, e que será apresentado também na Feira do Livro de Braga, no próximo dia 07 de dezembro, às 14h.


0 comentários: