Minho: Acolhe Exposição “Lenços de amor, versos à MÃE - da Mãe da terra à Mãe do céu”


No âmbito do projeto ‘Expo.s Itinerantes’, a Rusga de São Vicente de Braga - Grupo Etnográfico do Baixo Minho, a Paróquia e a Junta de freguesia de Cabreiros e Passos (S. Julião) de Braga, inauguram a exposição “Lenços de amor, versos à MÃE - da Mãe da terra à Mãe do céu”
, a ter lugar no salão da Junta de freguesia de Cabreiros e Passos (S. Julião), no dia 06 de Dezembro de 2013, pelas 17h,30.

Eu amo a minha MÃE,
É nobre a minha paixão.
Sigo a lei da natureza,
Oiço a voz do coração.
  
Obrigado minha MÃE,
Pelo bem que me fizeste.
A Deus peço que te compense,
Por tudo quanto me deste.

Esta exposição “Lenços de Amor, versos à Mãe - da Mãe da terra à Mãe do Céu”, agora inserida no projeto 'Expo.s Itinerantes', resulta, ou melhor, será consequência, do sucesso alcançado, com a realização da primeira edição, levada a efeito em 2011, em três espaços da cidade, Pousada de São Vicente, agência em Braga da Fundação INATEL e Doçaria de São Vicente. Das inúmeras apreciações positivas recolhidas, foram bastantes, os que sugeriram a reposição da exposição, pelo carácter inovador que a mesma apresentava, quer ao nível das novas linguagens no reuso da tradição, quer na singularidade da reinterpretação da temática dos “Lenços de Amor”.

Assim, Dona Esperança, da Casa do Monte de Cabreiros, Braga, a “bordadeira de serviço”, logo acedeu ao repto lançado. Os “lenços de amor” dedicados à mulher Mãe e, Mãe do Céu,  mais que um mero produto artístico, traduzem sentimentos e estados d’alma da própria. As quadras, a cor das linhas usadas e os motivos decorativos a que recorre, tudo concorre, para que resulte num jogo plástico que se revela atraente, numa clara e intencional reinvenção da tradição. Que, tem por único objectivo, enaltecer, reconhecer e agradecer à sua, e, às restantes mulheres do mundo que decidiram ser Mãe.

0 comentários: