Vila Verde: Vereadores do PS defendem criação de Loja do Cidadão em Vila Verde


Os vereadores do Partido Socialista, Luís Filipe Silva, José Morais e Manuela Machado entregaram uma proposta que será votada na reunião de câmara do próximo dia 2 de dezembro, no sentido de que seja instalada em Vila Verde pelo menos uma das lojas do cidadão anunciadas pelo Governo.

Esta proposta surge no seguimento da notícia do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, que anunciou recentemente a intenção de criar mil 'Espaços Cidadão', que serão pontos de atendimento para pessoas e empresas, fazendo a ligação destes aos diversos serviços da administração pública central.

Perante este anuncio feito na comunicação social, e sendo que oficialmente praticamente nada foi feito, os vereadores do Partido Socialista propõe agora que o presidente do município, "de forma oficial, faça chegar ao governo a intenção de Vila Verde receber pelo menos um desses espaços, a instalar no centro de Vila Verde, cuja instalação deverá depois ser feita em articulação com a Junta de Freguesia de Vila Verde ou mesmo com os serviços camarários".

A par desta proposta, entregaram também outra no sentido de que as anunciadas Lojas Municipais, que serão pontos avançados da Câmara Municipal de Vila Verde, comecem por ser instaladas, uma delas na Vila de Prado, outra na Ribeira do Neiva. Também esta proposta será votada no próximo dia 2 de dezembro.

Luís Filipe Silva afirma que "a Vila de Prado, pela falta de serviços municipais e pela proximidade que tem com a cidade de Braga, deve ser tida como prioritária", pois considera que "estes serviços também ajudam na fixação da população, mesmo nos centros urbanos, como é este  caso".

A União de Freguesias da Ribeira do Neiva, pela distância ao centro urbano de Vila Verde, e pelo número de habitantes que tem, "não pode também ficar de fora de tal escolha". Trata-se de "uma zona rural, pouco habituada a investimentos municipais e que certamente verá com bons olhos a instalação destes serviços".

A vereação do PS considera estes "locais prioritários", mas relembra que também o Vade e o Vale do Homem devem ser considerados na instalação das Lojas Municipais,  já que desta forma se podem "minimizar alguns dos efeitos da extinção de freguesias e da cada vez mais distância que as pessoas têm dos serviços públicos, garantindo que em Vila Verde pela primeira vez estes serviços de atendimento essenciais estejam perto das populações".

"Regozijo" público pelas operações de limpeza em parques industriais


Os vereadores do PS manifestaram, hoje, o seu "público regozijo" pelo facto de "terem já arrancado as operações de limpeza florestal dos Parques Empresariais, um dia após o executivo de António Vilela chumbar propostas do PS no sentido de que as operações de limpeza fossem tidas como prioritárias".

Recorde-se que Luís Filipe Silva, José Morais e Manuela Machado apresentaram à votação do executivo camarário vilaverdense, cuja reunião decorreu no passado dia 18 de novembro, várias propostas, tendo em vista a melhoria dos Parques Industriais do concelho de Vila Verde. Entre as  propostas apresentadas, estavam a limpeza “florestal” da vegetação que cresce nos passeios e nos lotes por ocupar, a melhoria na recolha de lixo que fica acumulado vários dias até que seja recolhido, a sinalética para localização dos parques e a sinalética orientadora dentro dos parques, a par da instalação de infra-estrutura de fibra ótica nestes três espaços, considerada como prioritária para a manutenção e fixação de novas empresas.

Estas propostas foram submetidas à votação do executivo camarário, tendo sido votadas favoravelmente apenas pelos vereadores do PS. O presidente da autarquia e vereadores do executivo PSD votaram contra estas propostas, alegando que "as mesmas já fazem parte das Grandes Opções do Plano".

0 comentários: