Portugal: Vilaverdense António Vilela eleito membro do Conselho Geral da ANMP


O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, foi eleito membro efetivo do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) no XXI Congresso desta Associação.

O XXI Congresso da ANMP decorreu este sábado, dia 23 de Novembro, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e teve como primeiro ponto da agenda a eleição dos titulares dos órgãos da ANMP: Mesa do Congresso, Conselho Geral, Conselho Diretivo e Conselho Fiscal.
O Conselho Geral tem 61 elementos, dos quais 30 socialistas, 21 do PSD, sete da CDU, dois independentes e um do CDS-PP, e é encabeçado por José Luís Carneiro (PS), presidente da Câmara de Baião.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, reportando-se ao significado desta sua eleição, referiu que “os municípios portugueses vivem uma fase particularmente complexa e exigente, encontrando-se a braços com o crescimento das suas competências e responsabilidades, em contraste com as limitações financeiras impostas pela contração da economia e pelos sucessivos cortes da administração central, razão porque se impõe a união de esforços e a participação ativa de todos no sentido de reforçar a posição da associação que os representa e que tem que ser uma voz cada vez mais ativa na definição das políticas de desenvolvi mento local ”.

Numa altura em que se aproxima a abertura do próximo Quadro Comunitário de Apoio e em que os municípios tudo têm que fazer para otimizar o aproveitamento desses fundos para a concretização de projetos estruturantes para o desenvolvimento dos seus territórios, o Dr. António Vilela considera que “a Associação Nacional de Municípios Portugueses deverá ter um papel fundamental na definição e gestão dos fundos comunitários.”

Na perspetiva do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, “a reforma do Estado é um dos outros grandes desafios que o país tem pela frente e a mesma terá que ser feita com o contributo decisivo de todos os municípios portugueses.”

António Vilela, no aludido congresso, teve mais um baluarte do orgulho Vilaverdense, “ fico deveras feliz e é com muito orgulho, presenciar no brinde oferecido a todos os congressistas, da autoria da Vista Alegre, um dos ícones máximos da imagem de Vila Verde “os Lenços dos Namorados”, o que revela a importância e reconhecimento externo do excelente trabalho desenvolvido no artesanato local, e da excelente imagem que a marca já granjeia não só local, como a nível Nacional e Internacional.”

*** Nota elaborada pelo Gabinete de Comunicação da C. M. de Vila Verde ***

0 comentários: