Cervães: Solar de Gomariz acolhe hotel cinco estrelas



A Torre e Casa de Gomariz, localizada na freguesia de Cervães, em Vila Verde, vai albergar um empreendimento turístico de luxo que deverá abrir portas no fim do próximo ano.

Com um investimento de 4 milhões de euros (3 milhões e 195 mil euros foram candidatados ao QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional - e o PRODER apoiou com 2, 5 milhões na reconstrução da torre), o hotel tem capacidade para 24 quatros que vão estar localizados numa ala nova, sendo que as duas suites têm uma localização privilegiada, mais concretamente na torre que remonta ao ano de 1296, quando a quinta foi adquirida pelo Abade de Cervães e contador de D. Dinis, cónego Estevão Durão Esteves. Mais tarde, durante o século XVI, a torre foi reedificada pela família dos Cunhas e posteriormente, já em 1913, foi adquirida pelo actual proprietário.

No solar todas as salas foram aproveitadas para acolher o restaurante, cozinha, bem como salas de estar e uma sala de música. 
O empreendimento vai ter ainda um centro de convenções com capacidade para 300 pessoas e outros serviços como SPA apoiado por uma piscina interior. 

A capela da casa de origem barroca servirá de recepção aos hóspedes do hotel que serão gentilmente recebidos neste nobre espaço de culto. A torre agora recuperada aguarda classificação pelo IGESPAR que, inicialmente, não queria dar o aval para o empreendimento com esta volumetria.

António Vilela, presidente da câmara de Vila Verde, acompanhado da vereadora Júlia Fernandes visitaram, ontem, a obra que consideraram a propriedade de relevante importância para o concelho de Vila Verde, quer do ponto de vista da preservação o património quer do ponto de vista turístico.

Fonte Correio do Minho por Isabel Vilhena

0 comentários: