Vila Verde: Simulacro surpreendeu professores, funcionários, pais e alunos (via Terras do Homem)


Biblioteca do Centro Escolar de Vila Verde

Professores, funcionários, pais e alunos do Centro Escolar de Vila Verde foram, esta manhã, supreendidos por um duplo simulacro preparado pelas forças de segurança e de socorro do concelho, com o apoio de militares do Destacamento de Intervenção de Braga da GNR. Ao todo, dez militares da GNR e 11 bombeiros vilaverdenses participaram numa ação que envolveu, ainda, centenas de alunos e dezenas de profissionais da educação e que tinha como objetivo "testar a resposta, em caso de socorro, dos meios policiais e de combate a incêndio" ao serviço dos vilaverdenses.

"Foi o primeiro simulacro desta natureza realizado no Centro Escolar de Vila Verde", explicou o diretor da instituição, Joaquim Cerqueira. De acordo com o responsável máximo da Proteção Civil presente no local, o vereador Zamith Rosas, "está também a ser estudada a realização de exercícios semelhantes nos demais centros escolares do concelho".

Neste exercício, em concreto, um indivíduo que encarnava o papel de um encarregado de educação invadiu a escola, saltando o muro que veda a instalações do Centro Escolar. Chegado à sala dos professores, o homem exige aos presentes ver o seu filho, ameaçando inclusive uma das docentes com uma arma branca. Já alertada, a GNR solicita a intervenção e auxílio dos militares do Destacamento de Intervenção de Braga da GNR que, "por afortunadamente se encontrarem perto do local da ocorrência", rapidamente puderam intervir e capturar o suspeito. Depois de detido, o indivíduo contou que antes de abandonar as instalações teria provocado um incêndio na sala dos professores pelo que, rapidamente, os Bombeiros Voluntários de Vila Verde atuaram no sentido de eliminar as chamas.

O exercício levou à evacuação de centenas de crianças e dezenas de funcionários.

Fonte jornal Terras do Homem (com notícia completa)

0 comentários: