«Não desperdicem as oportunidades que se apresentam, para não hipotecarem o vosso futuro. E, no geral, sejamos pessoas conscientes, activas e intervenientes, lutando todos os dias pelo direito à igualdade de sexo nas profissões». Foi esta a mensagem que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, quis deixar, na sessão de abertura das Jornadas Transnacionais de Género e Responsabilização “O Sexo das Profissões”, no Auditório da EPATV. A iniciativa foi promovida pelo Gabinete de Apoio à Promoção da Igualdade de Género (GAPIG), com a intervenção de diversos agentes com responsabilidades a nível local e regional.
«Esta acção pretende contribuir para o debate sobre o papel dos jovens na sociedade e para a desconstrução dos estereótipos de género, assim como fomentar a participação das raparigas e dos rapazes em igualdade de circunstâncias», são os objectivos traçados pela organização.
Em termos genéricos, lança a discussão sobre como defender os valores da cidadania e igualdade de género, assinala a importância da cooperação transfronteiriça e institucional em matéria de igualdade de género e, em suma, criou um espaço de debate e partilha de experiências no que se refere às questões culturais de género.
No decurso da sua intervenção, na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, destacou que «o acesso à educação é primordial para a promoção da igualdade de géneros». E foi mais longe: «as sociedades modernas assentam numa verdadeira igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres».
Ideias que abriram uma reflexão cada vez mais actual sobre o tema.
** Texto da C.M. Vila Verde **
0 comentários:
Enviar um comentário