No próximo dia 26 de Setembro celebra-se o Dia Europeu das Línguas na escola EB 2 e 3 de Moure
Esta celebração tem como atividades uma pequena exposição no hall da escola e um concurso na Bibilioteca da Escola sobre as línguas europeias. Sabias que a União Europeia tem 23 línguas oficiais, número que tende a aumentar à medida que vão aderindo novos países? As línguas oficiais e de trabalho são : alemão, búlgaro, checo, dinamarquês, eslovaco, esloveno, espanhol, estónio, finlandês, francês, grego, húngaro, inglês, irlandês, italiano, letão, lituano, maltês, neerlandês, polaco, português, romeno e sueco.
Além disso, a Europa tem mais de 60 comunidades indígenas que falam línguas regionais e minoritárias, algumas das quais têm um estatuto oficial. São exemplo disso o lapão no norte da Europa, o sorábio a oriente, o sardo no sul e o basco a ocidente.
O processo de evolução linguística na Europa continua com muitas outras línguas trazidas pelas comunidades de imigrantes. Em cidades multiculturais como Londres, Paris, Bruxelas ou Berlim, falam-se hoje centenas de línguas.As políticas da UE no domínio das línguas destinam-se a proteger a diversidade linguística e a promover o conhecimento de línguas, por razões de identidade cultural e de integração social, mas também porque o multilinguismo permite tirar um maior partido das oportunidades de ensino, profissionais e económicas resultantes de uma Europa integrada.
O objectivo é uma Europa onde cada pessoa fale, pelo menos, mais duas línguas para além da sua língua materna.
0 comentários:
Enviar um comentário