Minho: Feira Medieval de Caminha arranca sexta-feira (via TVMinho)



De 13 a 22 de julho, Caminha regressa à idade média com a realização de mais uma Feira Medieval. A mulher será a figura central nesta 9ª edição subordinada ao tema "Damas, donzelas, bruxas e cortesãs". Mercado medieval com os mais variados tipos de artesanato e tabernas medievais, animação diversificada e constante, e algumas novidades vão marcar esta edição. A abertura do certame está agendada para as 18h30.

Com uma fasquia cada vez mais elevada, este certame é já uma referência a nível nacional. De facto, a dois dias de começar mais um certame, a Câmara Municipal de Caminha está a ultimar os preparativos para que esta edição ultrapasse os números das anteriores.

"Todos os anos tentamos inovar, fazer melhor. Por isso, apostamos num mercado medieval de qualidade e num cartaz de animação multifacetado, capazes de atrair milhares de pessoas", avança Paulo Pereira, vereador da cultura. Quanto ao tema, o vereador salienta que "é uma forma de destacar o papel da mulher na sociedade, neste caso, na idade média".

Alargamento do Acampamento Medieval, atuação de grupos do concelho e passeios a cavalo no Parque Municipal são algumas das novidades que o certame vai apresentar.

Esta edição conta mais de 150 participantes. Neste número enquadram-se os taberneiros (associações do concelho), artesãos e mercadores. A estes vão juntar-se os estabelecimentos comerciais da vila, que mais uma vez aceitaram o desafio de regressar à Idade Média.

Assim, no mercado medieval, o visitante vai encontrar os mais variados tipos de artesanato, desde a bijutaria, cristais, pedras, incensos, amuletos, produtos esotéricos, cestaria, aos chás, licores, compotas, entre muitos outros produtos, e as tabernas medievais (tasquinhas de petiscos), reforçadas com mais variedade e sabores.

Para além do mercado medieval, esta edição conta com um cartaz de animação diversificado, onde não faltarão os espetáculos equestres, os cortejos de abertura e encerramento alusivos ao tema, os treinos de cavaleiros, os jogos, danças e músicas medievais, as aves de rapina, o acampamento medieval, a animação de rua, entre outras surpresas.

No dia de abertura, (sexta-feira 13) destaca-se o cortejo inaugural "damas, donzelas, bruxas e cortesãs"; no sábado, dia 14, o ponto alto será o Torneio Medieval com cavalos e cavaleiros; e no domingo, dia 15, o destaque vai para o espetáculo "Cavalos na magia da noite", que decorrerá no Acampamento Medieval.

0 comentários: