O porto de Viana do Castelo movimentou nos primeiros cinco meses deste ano cerca de 250 mil toneladas de carga, mais de metade para exportação, um aumento de 47% face a igual período de 2011.
Os números foram revelados hoje pela Administração do Porto de Viana do Castelo, no âmbito do encerramento da semana aberta da infraestrutura portuária.
Em 2011, o porto movimentou meio milhão de toneladas, tendo a administração estabelecido uma meta de 10% de crescimento para este ano.
A concretizarem-se os atuais ritmos de crescimento, o aumento no final deste ano poderá duplicar e chegar aos 20%.
Entre as principais cargas movimentadas em Viana do Castelo contam-se caulinos, botijas de gás, asfalto, papel canelado, madeira de pinho, madeira para mobiliário e componentes eólicos, entre outros.
Atualmente emprega direta e indiretamente cerca de 150 pessoas e em 2011 registou resultados operacionais positivos em 235 mil euros, um dos mais altos e consolidados de sempre.
Entretanto, a administração do Porto de Viana do Castelo admite estar a trabalhar numa solução para a exploração das marinas da cidade, cuja concessão previa a transformação do porto comercial numa marina atlântica, para barcos de recreio de mais de 20 metros, que deverá ser assumida em parceria com a Câmara de Viana do Castelo e os agentes privados locais.
0 comentários:
Enviar um comentário