Mundo: Aos 19 anos, deram-lhe 7 milhões (c/vídeo - via D.V.)


logo do site Gumroad


Vídeo da apresentação da ideia (em inglês):






Sahil Lavingia deixou a universidade após o primeiro semestre porque tinha a ambição de trabalhar numa empresa e assim poupou “três anos e meio" da sua vida. A empresa que o recebeu foi a Pinterest, a rede social do momento que recebeu 104 milhões de visitas só no mês de Março. Mas Lavingia saiu da Pinterest antes da empresa ter sucesso porque tinha outro objectivo por alcançar: Tornar-se CEO da sua própria empresa.
“Estou muito feliz”, conta Lavingia à Mashable. “Construir uma empresa é bem melhor do que trabalhar para outras pessoas”. Assim, fundou a Gumroad, uma start-up que pretende fazer a ponte entre os potenciais clientes e vendedores nas redes de média sociais. "Eu queria saber se conseguia fazê-lo. Esta foi a melhor maneira de descobrir".
A ideia foi tão boa que a empresa de Lavingia já recebeu mais de 7 milhões de dólares da parte de investidores para desenvolver o seu projecto.
Como se pode ver no vídeo acima, ao aderir ao Gumroad é possível vender produtos a pessoas que se segue no Twitter ou no Facebook, através de uma ligação do Gumroad. Seth Goldstein da Turntable.fm, considera o Gumroad o “Paypal dos média sociais”.
A ideia não é nova, claro. É possível fazer o mesmo através do eBay, mas Lavingia defende o seu projecto: “Através do Gumroad é muito mais rápido, simples e barato”. A empresa fica com 5% de comissão mais 0,25 cêntimos de dólar, comparando com os 9% que o eBay cobra mais taxas entre os 10 cêntimos e os dois dólares. A Amazon e a iTunes, por exemplo, ficam com 50% e com 30% da venda, respectivamente.
A ideia de Lavingia despertou a atenção de vários investidores: SV Angel, Accel Partners e a Lowercase Capital deram 1,1 milhões de dólares em financiamento, no final do ano passado. Esta semana, a empresa anunciou que recebeu 7 milhões de dólares de Mike Abbot, antigo responsável de engenharia do Twitter, sócio da Kleiner Perkins Caufield  & Byers.
O CEO começou a programar há apenas quatro anos atrás, quanto tinha 15 anos. “Comecei a desenhar há cinco ou seis anos atrás, mas fiquei aborrecido de fazer imagens bonitas”, conta. O adolescente apaixonou-se pelo sistema operativo móvel da Apple, o iOS, tendo chamado a atenção de Goldstein que encomendou-lhe a aplicação para iPhone da Turntable.fm. “Ele é um grande programador, ponderado, estratégico”, afirma Goldstein à Mashable. “Tentei contratá-lo, mas ele queria fundar a sua empresa”.
Lavingia arrisca-se a agora a seguir os passos de Mark Zuckerberg que persuadiu os investidores a financiar o Facebook quanto tinha apenas 20 anos, ou de David Karp, que lançou o Tumblr aos 20 anos, ou de Brian Wong, que tornou-se CEO do Kiip aos 19.


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