Europa: Noruega está à procura de portugueses. O que precisa saber? (via Ag. Financeira)



Salário médio em termos mensais ronda os quatro mil euros, mas vencimento dos engenheiros pode chegar até aos 8 mil
  

Primeiro foi a Alemanha e depois a Bélgica. Agora é a Noruega que está à procura de mão-de-obra portuguesa. O país nórdico está a precisar de 16 mil engenheiros e paga, nesta categoria profissional, entre quatro a oito mil euros. É, por isso, mais uma opção para quem não arranja trabalho e até gosta de frio.

De acordo com o jornal «Diário Económico», quem quiser ir trabalhar para a Noruega tem educação e saúde gratuitas. No final do mês terá que deduzir uma carga fiscal que ronda os 35% do vencimento. 

Mais: no final do ano, o que paga em impostos acaba por ser devolvido, porque o país tem uma «generosa política» de deduções fiscais.

O custo de vida, já se sabe, é mais elevado do que em Portugal, mas só vai gastar metade do que ganha nas despesas de casa, comida e transportes. É essa a política do país.

Para concorrer precisa de dominar o inglês e comunicar muito bem com os colegas. Sendo que, neste capítulo, as empresas chegam a pagar aulas [de norueguês] aos colaboradores. Quem emprega portugueses não esquece a família: as empresas tentam também arranjar ocupação para o cônjuge.

Mais informações na seguinte ligação.

0 comentários: