Portugal: "Limpar Portugal" Sensibilizar para não sujar (via Correio do Minho)





‘Em 2010 limpámos. Em 2012 sensibilizamos’. É este o lema da iniciativa ‘Limpar Portugal’ que a AMO Portugal — Associação Mãos à Obra Portugal dinamiza no próximo sábado, dia 24 de Março, em Braga. O dia será recheado de actividades que apelam à sensibilização das pessoas para a importância de não sujar os espaços públicos. “Há dois anos levámos a cabo uma intensa acção de limpeza. Desta vez vamos apostar sobretudo na sensibilização, embora também haja equipas que se mobilizaram nas freguesias para fazer recolha de lixos. No entanto, não vai ser feita recolha de detritos proveniente de obras”, explica Paulo Novais. 

O coordenador da iniciativa no concelho de Braga realça que ao abrigo de uma portaria o depósito no aterro da Braval dos resíduos recolhidos no âmbito desta campanha está isento de taxas.
Paulo Novais refere que tanto a Braval como a Agere são parceiras da iniciativa, salientando que “Braga é uma das cidades mais limpas do país”.
O foco é assim virado para a consciencialização das pessoas de modo a que sejam erradicas as lixeiras ilegais que vão surgindo em vários pontos do concelho, nomeadamente em mon-tes e florestas.

A AMO está a preparar um relatório que vai entregar “às entidades competentes” sobre os locais que foram limpos em 2010 e que já estão novamente sujos. O documento vai ser entregue sábado, às 12 horas. “O nosso apelo vai no sentido de que as pessoas não passem ao lado e que denunciem as descargas ilegais de lixo. Isso é tão importante como não sujar”, apela Paulo Novais.
A iniciativa ‘Limpar Portugal’ conta com um apoio de peso, trata-se da Braga 2012: Capital Europeia da Juventude que se associou ao evento. 

Um sábado recheado

O programa do projecto ‘Limpar Portugal’ para o próximo sábado é intenso. Às 9 horas têm início passeios pedestres e um passeio de BTT (este último terá cerca de 30 Km de percurso, com partida e chegada junto ao Regimento de Cavalaria n.º 6).
As iniciativas de limpeza organizadas pelas juntas e/ou associações parceiras do projecto têm início pelas 9,30 horas.

O centro da cidade, na zona da Arcada, será um dos palcos privilegiados do projecto. Aqui, entre as 10 e as 15 horas, realiza-se uma feirinha de produtos construídos com material reciclado ou alusivos à temática ambiental. A iniciativa regista a participação de escolas, colégios e associações juvenis do concelho.
Estarão também montadas tendas de jogos para crianças, ateliers de pinturas faciais, trabalhos com materiais reciclados, entre outras actividades para crianças e jovens.

A animação de rua será uma constante, com marionetas, mimos e música ao vivo com DJ’s convidados. Destaque para a acção de sensibilização e educação ambiental levada a cabo pelos Mimos da Escola EB 2,3 André Soares coordenados pelo Tin.Bra — Grupo de Teatro Infantil de Braga.
Será também no centro da cidade que será feita a projecção das fotografias participantes no concurso alusivo à iniciativa. o vencedor será conhecido ao meio-dia.

Conferências na UMinho

De tarde, no campus de Gualtar da Universidade do Minho, a AMO Portugal promove duas conferências. A primeira, às 15 horas, é uma conferência para jovens sobre a temática ambiental na vertente das energias alternativas e recursos energéticos, as novas oportunidades de emprego em áreas energéticas e ambientais.
A segunda conferência é às 18 horas e reunirá empresários e associações empresariais e comerciais do concelho. Versará sobre a temática ambiental na vertente das energias alternativas e recursos energéticos, as novas oportunidades de negócio e o estímulo ao emprego jovem.

Quercus limpa ribeiro

De realçar ainda que, das 14 às 18 horas, a Quercus promove uma acção de limpeza, no ribeiro de Pinheirinho, na freguesia de Palmeira.

Fonte Correio do Minho por Marlene Cerqueira

0 comentários: