Mundo: Conheça o desportista Português que ganha mais que Cristiano Ronaldo (via DN)



Com sangue português nas veias, é neste momento o jogador de basebol mais mediático do mundo. Venceu o World Series, é dos mais bem pagos do mundo e a sua última transferência, 125 milhões, bateu recordes na modalidade.

Cristiano Ronaldo rivaliza hoje em dia com o argentino Lionel Messi em termos de popularidade (e prémios) no futebol mundial. É um erro, contudo, dizer que é o desportista com sangue português nas veias que mais sucesso tem a nível desportivo e financeiro a nível mundial. Aliás, está mesmo a anos--luz de Mark Teixeira, um jogador de basebol, de 31 anos, que ainda não conhece o nosso país mas é neto de um português.
Stanley, o avô, saiu de Portugal ainda no final do século XIX directamente para a Guiana Britânica, mas entre os anos 20 e 30 do século XX rumou ao Estados Unidos, onde constituiu família. Não teve tempo para mostrar ao neto, Mark, o seu país natal, dele só herdou mesmo o apelido, Teixeira. E também não teve tempo suficiente para ver o tamanho sucesso que Mark Teixeira tem vindo a causar no panorama desportivo mundial, concretamente no basebol, modalidade que começou a praticar com apenas quatro anos.
Tex, o pai, oficial da Marinha, e Margy, a mãe, professora, nasceram nos Estados Unidos pelo que o bichinho do futebol, o desporto-rei em Portugal, não os cativou. Tentaram, primeiro, incutir-lhe o lacrosse, desporto mais praticado em Baltimore, onde Mark nasceu, mas foi o basebol que mais o chamou a atenção. Tudo por causa de um vizinho, que via todos os dias pela janela a "bater bolas".
E fez bem, diga-se, em preterir o lacrosse pelo basebol. Hoje é já tido como um dos melhores praticantes de sempre e é um dos três jogadores mais bem pagos da modalidade.
Ao exemplo de Cristiano Ronaldo, este no futebol, joga no emblema mais mediático do basebol. Se CR7 optou pelo Real Madrid, para muitos o melhor clube mundial, Mark joga pelos New York Yankees, "a mais amada instituição do basebol mundial".

E foi em Nova Iorque, a cidade que nunca dorme, que saltou para as luzes da ribalta, pelo menos como "português". Se Cristiano Ronaldo é, ainda, o jogador mais caro de sempre no futebol, numa transferência de 94 milhões de euros (do Manchester United para o Real Madrid, Mark Teixeira também bateu recordes nos Estados Unidos, saindo dos Los Angeles Braves para os NY Yankees a troco de qualquer coisa como 125 milhões!
E se Ronaldo é também o futebolista português mais bem pago do mundo, com 11 milhões por ano, Mark tem também mais sucesso neste aspecto, pois os Yankees colocam-lhe 14 milhões todos os anos na sua conta bancária. E poderá dizer-se que os merece, até porque os Yankees conquistaram o World Series (a mais importante competição de basebol) em 2009, com Mark, nove anos depois do último título.
Mas não é só com Cristiano Ronaldo que Mark Teixeira tem "familiaridades". Luís Figo, um ex-internacional futebolista português, viveu algo idêntico ao que se passou na carreira recente do jogador de basebol. Quando trocou o Barcelona pelo Real Madrid, em 2001, Luís Figo foi alvo da ira dos adeptos catalães, nos jogos que este acabaria por realizar no Camp Nou, chegando mesmo a ser "baptizado" com a alcunha de "pesetero", por ter trocado o Barça pelos milhões dos merengues. Ora bem, Mark Teixeira tem passado o mesmo sempre que os Yankees se deslocam ao terreno dos Baltimore Orioles. Não porque alguma vez tenha jogado por esta equipas, mas simplesmente porque quando trocou os Los Angeles Braves pela formação de Nova Iorque não aceitou a oferta dos Baltimore... de onde é natural.

Fonte DN por Gonçalo Lopes

0 comentários: