Minho: Guimarães 2012 arranca dia 21 com semana intensa (via TVMinho)


A Capital Europeia da Cultura marca início do ano da cultura com sessão protocolar seguida de oito dias de eventos de todas as áreas artísticas A abertura oficial de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura acontece já no próximo dia 21 de Janeiro e tem a presença confirmada de Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República Portuguesa, e de um alto representante do Governo Português. 

A cerimónia conta com intervenções das três personalidades, bem como de António Magalhães, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e de João Serra, presidente da Fundação Cidade de Guimarães. A cerimónia oficial de abertura de Guimarães 2012 decorre no Multiusos de Guimarães, entre as 18h00 e as 20h00. O espectáculo conta com as participações do grupo vocal Outra Voz, da Fundação Orquestra Estúdio, do Grupo de Caixas e Bombos Nicolinos, e de artistas conhecidos – desde Cristina Branco a Chico César (Brasil) ou a Rão Kyao. Antes do espectáculo, decorre o programa protocolar, com actuações da Fundação Orquestra Estúdio. Às 22h00, no Largo do Toural, volta a nascer Guimarães. Neste Largo, que é o ponto por excelência de todos os encontros, celebra-se o ponto de partida de Guimarães 2012. O espectáculo “Tempo de Encontros” tem concepção e direcção artística do Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua (CCTAR) e La Fura dels Baus. Uma festa de espaço público, com performance, projecções multimédia e videomapping e de entrada livre. 

A partir da meia-noite, toda a cidade vai continuar a vibrar com o programa “A primeira noite”. Bares, ruas, largos e praças do Centro Histórico de Guimarães recebem programação desenhada para este dia, com DJ’s ao vivo, exposições e música ao vivo. A primeira semanaEntre 21 e 28 de Janeiro, Guimarães 2012 apresenta um conjunto de iniciativas que assinalam todas as áreas de programação. É o caso da exposição em espaços públicos de ilustrações de grandes dimensões “Cartografias da Memória e do Quotidiano”, que conta com as intervenções de ilustradores como Denis Deprez, João Fazenda, Anke Feuchtenberger, Ulli Lust, Marco Mendes ou Nuno Sousa, sob a coordenação de Paulo Leocádio. Outra iniciativa a lançar na primeira semana será o programa “Pop Up Culture” – ocupação de espaços da cidade como palco, plataforma ou tela para expressão criativa, por meio de actividades temporárias multidisciplinares, reinventando o espaço público. No último dia – sábado, 28 de Janeiro – entre o meio-dia e a meia-noite, Guimarães convida a assistir a concertos de música em casas particulares do Centro Histórico de Guimarães. 

É o “Mi Casa es Tu Casa”, projecto concebido por Fernando Alvim, que irá levar músicos às casas do centro histórico, que os acolhem e fazem do seu espaço um local habitado pela música, símbolo do encontro com as artes e a cultura da Capital. Nesse mesmo dia, às 22h00, será a vez dos Buraka Som Sistema subirem ao palco do Multiusos para um concerto que se espera memorável e uma celebração da diversidade cultural. Os bilhetes já estão à venda e custam 10 euros. 

0 comentários: