Braga: Utentes do novo hospital estão satisfeitos com os serviços. Segundo um estudo hoje divulgado, Utentes dão Muito Bom (via Antena Minho)




Os utentes atribuíram “Muito Bom” ao hospital de Braga, de acordo com um estudo efetuado pela empresa Qmetrics para avaliar o nível de satisfação quanto aos serviços ali prestados, foi hoje divulgado.

Em comunicado, o Hospital de Braga acrescenta que o Hospital de Dia se destaca de entre as cinco áreas avaliadas.

A população-alvo do estudo foi constituída pelos utentes do Hospital de Braga que utilizaram os serviços de Cirurgia de Ambulatório, Consultas Externas, Hospital de Dia, Internamento e Urgências.

O objetivo era identificar os determinantes da Satisfação e da Lealdade dos utentes e quantificar a importância de cada um deles, estabelecendo uma comparação com os últimos resultados do Sistema de Avaliação da Satisfação do Utentes dos Hospitais realizado em 2009.

A classificação variava entre o 0 e os 100, sendo que o Muito Bom é a partir dos 80.
A recolha de dados decorreu em agosto, através de entrevistas a 607 utentes.

De acordo com o estudo desenvolvido pela Qmetrics, “são as instalações, os médicos e os enfermeiros as dimensões melhor avaliadas nas cinco atividades, com classificações superiores a 90 em grande parte das situações”.

“O Hospital de Dia é a linha de atividade com a valorização média de satisfação mais elevada, concretamente 85,9”, acrescenta o estudo. 
Seguem-se a Cirurgia de Ambulatório (85,5), o Internamento (84,7), as Consultas Externas (84) e as Urgências (70,9)”.

Comparando com os hospitais estudados em 2009, a Qmetrics verifica que, em qualquer uma das linhas de atividade, as instalações do Hospital de Braga são “bastante bem avaliadas” pelos utentes, estando acima da grande maioria dos outros hospitais.

O estudo concluiu, ainda, que “também os médicos, os enfermeiros e a lealdade assumem valorizações bastante elevadas quando comparadas com as classificações dos outros hospitais estudados em 2009”.

Globalmente, é a atividade de Consultas Externas que assume as melhores classificações médias, quando comparada com os restantes hospitais.

A Qmetrics é uma empresa independente de recolha, medição e análise de dados, que efetua estudos de avaliação de qualidade e de índices de satisfação de mercados.

0 comentários: