Os utentes atribuíram “Muito Bom” ao hospital de Braga, de acordo com um estudo efetuado pela empresa Qmetrics para avaliar o nível de satisfação quanto aos serviços ali prestados, foi hoje divulgado.
Em comunicado, o Hospital de Braga acrescenta que o Hospital de Dia se destaca de entre as cinco áreas avaliadas.
A população-alvo do estudo foi constituída pelos utentes do Hospital de Braga que utilizaram os serviços de Cirurgia de Ambulatório, Consultas Externas, Hospital de Dia, Internamento e Urgências.
O objetivo era identificar os determinantes da Satisfação e da Lealdade dos utentes e quantificar a importância de cada um deles, estabelecendo uma comparação com os últimos resultados do Sistema de Avaliação da Satisfação do Utentes dos Hospitais realizado em 2009.
A classificação variava entre o 0 e os 100, sendo que o Muito Bom é a partir dos 80.
A recolha de dados decorreu em agosto, através de entrevistas a 607 utentes.
De acordo com o estudo desenvolvido pela Qmetrics, “são as instalações, os médicos e os enfermeiros as dimensões melhor avaliadas nas cinco atividades, com classificações superiores a 90 em grande parte das situações”.
“O Hospital de Dia é a linha de atividade com a valorização média de satisfação mais elevada, concretamente 85,9”, acrescenta o estudo.
Seguem-se a Cirurgia de Ambulatório (85,5), o Internamento (84,7), as Consultas Externas (84) e as Urgências (70,9)”.
Comparando com os hospitais estudados em 2009, a Qmetrics verifica que, em qualquer uma das linhas de atividade, as instalações do Hospital de Braga são “bastante bem avaliadas” pelos utentes, estando acima da grande maioria dos outros hospitais.
O estudo concluiu, ainda, que “também os médicos, os enfermeiros e a lealdade assumem valorizações bastante elevadas quando comparadas com as classificações dos outros hospitais estudados em 2009”.
Globalmente, é a atividade de Consultas Externas que assume as melhores classificações médias, quando comparada com os restantes hospitais.
A Qmetrics é uma empresa independente de recolha, medição e análise de dados, que efetua estudos de avaliação de qualidade e de índices de satisfação de mercados.
0 comentários:
Enviar um comentário