Vila Verde: Moção exige autonomia para Aboim da Nóbrega (via Correio do Minho)



Em Vila Verde, a Assembleia de Freguesia de Aboim da Nóbrega aprovou por unanimidade uma moção que defende que a freguesia deve manter a sua autonomia, não obstante estar de “braços abertos” para as localidades vizinhas que queiram aderir a uma ‘Área Predominantemente Rural das Terras da Nóbrega’.

Foi no passado domingo, numa sessão extraordinária que teve como ponto único da ordem de trabalhos a ‘reforma da administração local’, que a moção foi votada por todos os elementos da assembleia.
Segundo o Livro Verde da Reforma da Administração Local, as 58 freguesias vilaverdenses são distribuídas por três grupos, ficando Aboim como Área Predominantemente Rural (APR).
No caso das APR é exigido um número mínimo de mil habitantes para a freguesia manter a sua autonomia e respectiva junta de freguesias. Na ocasião, o presidente da junta, João Rodrigues Fernandes, deu conta de que os Censos 2011 atribuíram a Aboim da Nóbrega 980 habitantes, facto que um dos elementos, Tiago Rocha, achou “estranho”, uma vez que “em 16 de Outubro de 2011, consultado o SIGRE /Sistema de Informação e Gestão do Recenseamento Eleitoral, na freguesia de Aboim da Nóbrega constavam 1221 eleitores recenseados”.
Tiago Rocha apresentou à assembleia um estudo estimativo da população residente baseado no número de eleitores: “somando os menores de 18 anos aos 1221 eleitores recenseados, a freguesia contabiliza 1433 pessoas. Subtraindo 15% da população relativa a emigrantes (215) e 5% relativos a deslocados nos dias laborais, ou seja pessoas que só residem na localidade ao fim-de-semana (71), constata-se que Aboim da Nóbrega tem 1147 residentes permanentes durante a semana”.
No final desta explicação foi votada a moção onde são expressos os argumentos que demonstram que Aboim da Nóbrega cumpre “os critérios exigi- dos” para manter a autonomia.
A diversidade de instituições, equipamentos e serviços que a destacam das demais freguesias do norte do concelho também entra na lista dos argumentos a favor da autonomia: maior número de habitantes; maior número de colectividades (Banda Musical, ACRMAN, Grupo Folclórico, Associação Desportiva, Escuteiros, Associação de Caça); maior número de serviços sociais de apoio à terceira idade (apoio domiciliário, lar, colónia de férias); melhor equipamento desportivo (campo sintético novo); melhores equipamentos de turiimo (parque de campismo e caravanismo; praia fluvial; trilhos pedestres, BTT e equestres; casas de turismo rural; gastronomia; recursos naturais e paisagens ímpares); e ainda bons equipamentos educativos.

0 comentários: