Escariz S. Mamede: Acolhe feira "Sabores da Terra", dias 15 e 16 de Outubro (via C.M.V.V.)



Escariz S. Mamede, Vila Verde, acolhe a feira dos ‘Sabores da Terra’, no fim-de-semana próximo, dias 15 e 16 de Outubro, mais uma etapa da ‘Rota das Colheitas’, iniciativa dinamizada pelo Município de Vila Verde e pela Proviver-EEM, em articulação com diversas Juntas de Freguesia, Paróquias, associações e clubes do Concelho. As tasquinhas de comes e bebes «com sabores tipicamente locais (pica no chão, broa, pataniscas, caldo à lavrador, etc) e os produtos da terra (hortícolas, frutícolas, sementes e flores, entre outros), mesmo da nossa terra», a par do magusto típico, do vinho verde novo, da animação com concertinas e cantares ao desafio, «como manda a tradição», fazem desta «a mais genuína festa do mundo rural».

A festa tipicamente minhota convida a uma visita a Escariz S. Mamede dias 15 e 16 de Outubro, «um convite para que venham sentir os cheiros, o sabor e o ambiente da tradição», avança o Presidente da Junta de Freguesia local, Dr. Adelino Machado, garantindo que «a freguesia de Escariz S. Mamede está preparada para acolher todos de braços abertos. Venham à festa e deixem-se embrenhar no ambiente mais típico do Minho!».

Para tal, de forma a que nada falhe, durante as últimas semanas, mulheres e homens da Freguesia e de algumas localidades circunvizinhas têm andado numa ‘faina aturada’ para preparar arranjos para decorar a Igreja, bancas para servir os comensais, recolha de produtos na terra para a feira mostra de produtos agrícolas e a decorar toda a zona envolvente.
«É graças a muito trabalho voluntário que isto se torna possível», nota o autarca de Escariz S. Mamede, deixando a perceber que «quem passar pela nossa terra no próximo fim-de-semana vai perceber que aqui a festa faz-se com o que há de mais típico e genuíno».


Programa

Tendo como palco a Avenida da Igreja, o programa do certame contempla diversidade de sabores e saberes da tradição, conjugados com animação tradicional e grandes manifestações populares.
O certame arranca às 15h00 de sábado, dia 15 de Outubro, com abertura da tasquinha com gastronomia local e porco no espeto. Durante a tarde, por entre um jogo de sueca, jogos tradicionais e muita animação espontânea, faz-se o convívio entre amigos.

Às 19h00, de forma a abrir o apetite para o jantar na tasquinha, inicia a 1ª parte da actuação do grupo musical ‘Os Montes’. Antecede a actuação do Trio musical ‘Os Boémios’, espectáculo agendado para as 22h00. Termina com nova actuação de ‘Os Montes’, que retomam a partir das 00h00.
No domingo, dia 16 de Outubro, a Feira das Colheitas marcará a jornada festiva. Abre às 10h00 e decorre até às 19h00, com mostra e venda de produtos agrícolas, artesanato e tasquinhas com gastronomia local.
Às 14h30, inicia-se o Grande Encontro de Tocadores de Concertina, que animará a tarde/noite desse dia.
Capela Mortuária
Refira-se que a festa tem por objectivo principal a angariação de fundos para ajuda à construção da Capela Mortuária da Paróquia de Escariz S. Mamede, obra que tem já espaço de implantação adquirido e o projecto aprovado.

«Sabemos que estes são tempos de dificuldade, mas esperamos que as gentes da terra e aqueles que nos visitarem possam contribuir da forma que acharem mais oportuna», avança o Presidente da Junta, Dr. Adelina Machado, que destaca o papel do «Conselho Económico e Paroquial e do próprio pároco, Padre Sandro Vasconcelos. Também gostaria de assinalar o trabalho do Grupo Folclórico das Lavradeiras de Escariz S. Mamede, que têm ajudado imenso na preparação e na execução do certame».

1 comentários:

Anónimo disse...

DR Adelina ????