
Os portugueses que pensam comprar carro novo terão nos carros a gasolina uma melhor opção, já que isso pode render-lhes mais de um ano de combustível grátis.
As contas são da autoria da agência Lusa, que apresenta quatro exemplos de carros iguais movidos a combustíveis diferentes e de vários segmentos. A conclusão a que chegou é que nos automóveis citadinos compensa mais escolher a gasolina.
A mesma agência sugere a comparação entre os preços de um Renault Clio GT 1.2 a gasolina que, segundo o site da marca francesa, custa 15.050 euros, enquanto o mesmo modelo a gasóleo, ou seja, o GT 1.5 dCI, está tabelado em 19.650 euros.
Uma diferença de 4.600 euros que, diz, daria para abastecer o depósito com qualquer coisa como 3 mil litros de gasolina.
Em maior rigor, com o montante da diferença, 4.600 euros, calculando que o preço da gasolina ronda o 1,58 euros, e imaginando um condutor que gaste um depósito por semana (a percorrer uma média de 120 quilómetros por dia), esse mesmo condutor andará «gratuitamente» durante um ano e duas semanas, quando comparado com outro que adquira o mesmo Renault Clio a gasóleo.
Seguindo o mesmo raciocínio para carros de segmento médio, como um Volkswagen Golf, a diferença resulta em 3.355 euros. Com este valor, o comprador de um Golf a gasolina poderá deslocar-se sem custo de combustível durante 10 meses, quando comparado com um condutor que opte pelo Golf a gasóleo.
Até mesmo nos veículos de segmento superior, a conclusão vinga - uma carrinha Opel Insignia, continua a compensar a gasolina. que custa menos 4.350 euros do que a mesma a gasóleo, o que dará para comprar cerca de 2.600 litros de gasolina.
Neste caso, um condutor que gaste um depósito por semana, conseguirá poupar o valor do combustível durante nove meses.
Ou seja, um condutor que gaste um depósito por semana irá mover-se durante 9 meses sem pagar, comparando com outro que tenha adquirido o mesmo Opel Insignia a gasóleo.
Já nos automóveis de luxo, a Lusa avisa que os cálculos não se aplicam. Esta excepção verifica-se dada a diferença quase nula entre os preços do automóvel a gasolina e o movido a gasóleo.
0 comentários:
Enviar um comentário