Cabanelas: Agridoce em Cabanelas até domingo (C/ Vídeo - Via MaisActual)




O cantor popular Quim Barreiros é cabeça de cartaz da quinta edição da Agridoce – Feira de Agricultura e Doçaria de Cabanelas, que decorre entre hoje e domingo. O certame terá a estreia de uma representação etnográfica para recordar tempos passados.

Idealizada para promover a produção local e escoar os produtos da terra, a Agridoce, organizada pela Junta de Freguesia de Cabanelas, com estreita colaboração do pároco local, já se tornou num dos eventos mais atractivos do concelho, às custas do trabalho voluntário de cerca de uma centena de pessoas.
No amplo espaço do Largo da igreja são colocados cerca de 60 stands de venda de produtos de produção local, que passam pelo artesanato, doces típicos, pão quente, empresas do concelho das mais diversas áreas de negócio e espaços de restauração para saborear petiscos e vinho verde da terra, para além de uma zona de venda de animais de capoeira e de corte.
Outro dos pontos fortes da Agridoce é a sua programação. Este ano o evento abre em grande com o popular cantor Quim Barreiros, na noite de hoje. O sábado é de tradição, com a prática da desfolhada, pela tarde, enquanto a noite fica reservada para os cantares ao desafio.
Antes disso realiza-se a segunda edição dos Mini-Jogos Sem Fronteiras, inspirados no tema da Agricultura, com a participação de equipas compostas pelos mais jovens, entre eles agrupamentos de escuteiros. O domingo é dedicado ao folclore com a actuação, ao longo da tarde, de diversos grupos do concelho e fora deste, e a estreia de um “Desfile Etnográfico”, com carros personalizados com representações de profissões antigas, «para mostrar como antigamente se vestia e se trabalhava na região», adianta a organização. Este será um dos destaques da edição deste ano da Agridoce, já que promete homenagear os tempos antigos.
Paralelamente haverá outros atractivos como o desfile dos tradicionais cabeçudos e uma exposição de Fotografia de Época, no salão contíguo ao recinto.
Motivos mais do que suficientes para, de hoje a domingo, passar por Cabanelas e viver uma homenagem ao mundo rural.


Vídeo da Reportagem da 1ª edição da Agridoce:




0 comentários: