Mundo: Investigador da UMinho premiado (Via Diário do Minho)



O investigador Daniel Machado, do Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho (UMinho) e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), ganhou recentemente o prémio da “melhor comunicação” no 5.º Workshop Anual sobre a Interface entre Indústria e Governo, em Braga.

O trabalho centra-se na biologia de sistemas e teve como objectivo desenvolver modelos matemáticos e computacionais que simulam os mecanismos internos de uma célula e prevêem o seu comportamento sob diferentes condições.
Daniel Machado refere que o conhecimento obtido com estes modelos é fundamental para as diversas aplicações biotecnológicas que recorrem a microorganismos, nomeadamente as fábricas de compostos usados no dia-a-dia dos cidadãos.
O investigador argumenta que «esta inovação tem um elevado impacto na sociedade, sobretudo a nível da sustentabilidade e do ambiente. Os métodos desenvolvidos poderão levar à substituição progressiva dos processos de produção químicos por biológicos e à diminuição do custo de produção na área dos fármacos e dos biocombustíveis».

0 comentários: