Loureira/Sabariz: Zonas fluviais com mais areia e aspecto mais atraente (Via Terras do Homem)

Rio Homem - Loureira


As zonas fluviais de lazer junto ao Rio Homem, na freguesia de Loureira e em Sabariz, apresentam-se de aspecto renovado e prometem reforçar a atractividade de veraneantes nesta época de calor. As áreas da Ponte Nova e da Malheira foram alvo de intervenção de limpeza e arranjo, permitindo o melhoramento das condições de fruição das margens.

O corte de ervas e parte de arvoredo, a par da colocação de areia no espaço aberto da margem do rio, permitiram revalorizar a zona fluvial da Ponte Nova, onde a Junta de Freguesia – que contou com o apoio da Câmara Municipal nesta intervenção – espera recuperar a atractividade de outros tempos.

“Esta intervenção insere-se na nossa aposta de valorizar um espaço público de excelência para lazer. Temos procurado recuperar esta zona que vinha sendo marginalizada. Acho que temos conseguido e, com o apoio da Câmara Municipal, acredito que vamos voltar a ver e sentir a Ponte Nova como uma zona fluvial de referência”, afirmou o presidente da Junta da Loureira, Pedro Dias.

A operação de limpeza de rio e revalorização das margens está igualmente a ser levada a cabo na zona fluvial da Malheira, outra área onde mais se tem evidenciado a degradação das margens do rio Homem. Depois de ter sido apontada como uma das zonas fluviais de excelência do País, a Malheira decaiu de forma abrupta ao longo dos últimos anos.

O novo presidente da Junta local, Fernando Simões – que substituiu recentemente Manuel Matos, que pediu a renúncia de mandato por razões de saúde –, refere que limpeza e requalificação das margens e também do leito do rio eram um imperativo e uma urgência, face ao adensar de vegetação brava e degradação de espaços.

O autarca faz questão de enaltecer “a pronta intervenção da Câmara Municipal” para concretizar um conjunto de acções que vem melhorar as condições de segurança e comodidade dos utentes. Na zona fluvial da Malheira foi também reforçada a sinalização que proíbe acampamentos e estacionamento junto à área de lazer, para além de ter sido espalhada areia na margem.

Fonte imagem por © Rui Serras

0 comentários: