O Instituto de Meteorologia prevê para este fim-de-semana um aumento das temperaturas, que podem chegar aos 40ºC nas regiões de Lisboa, Vale do Tejo e interior Sul.
A explicação para o estado do tempo no continente e na Madeira, nos próximos dias, parece ser uma massa de ar quente e seco que vai influenciar o território, “transportada na circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, e que se estenderá gradualmente, em crista, até à Europa Central”, explica hoje o Instituto de Meteorologia, em comunicado.
As temperaturas vão começar a subir já amanhã e acentuam-se na sexta-feira.
Para o fim-de-semana “prevê-se tempo quente, com céu geralmente limpo e uma subida da temperatura, que nas regiões de Lisboa, Vale do Tejo e interior Sul poderá atingir valores próximos de 40ºC”. A temperatura mínima pode variar entre os 18º e os 24ºC, em particular na região Sul.
“Na Madeira, prevê-se céu pouco nublado, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte. O vento soprará fraco a moderado do quadrante norte, com a temperatura máxima a variar entre 25 e 27ºC”, segundo o instituto.
Quanto aos Açores, o estado do tempo “será condicionado pelo referido anticiclone, à excepção do sábado e domingo em que se prevê a passagem de uma superfície frontal fria”. Para sábado prevê-se a ocorrência de períodos de chuva nos Grupos Ocidental e Central. Para todas as ilhas prevê-se que a temperatura máxima seja da ordem dos 22º ou 23ºC e que o vento seja moderado do quadrante sul.
0 comentários:
Enviar um comentário