Mundo: Iniciativa Limpar Portugal quer ajudar a limpar o mundo em Março 2012 (C/Vídeo - Via Público)




Os organizadores da iniciativa Limpar Portugal que se repete este ano, hoje e amanhã, já têm planos para 2012, revelou Carlos Evaristo, da AMO Portugal - Associação Mãos à Obra Portugal, organização que nasceu do movimento cívico. Para o ano, a missão será mais ambiciosa e passará por integrar a iniciativa Let’s do it world! que pretende limpar o planeta. Portugal estará representado no movimento que tem como objectivo pôr voluntários a recolher o lixo em vários países a partir de 24 de Março.

Não serão todos os países do mundo em simultâneo, mas espera-se que aqueles que têm, em Março, condições climatéricas favoráveis, o façam. Já aderiram, até ao momento, entre outros países, a Estónia – que esteve na origem do movimento -, Letónia, Lituânia, Roménia, Eslovénia, Portugal, Ucrânia, e Holanda. “Pretende-se uma acção concertada a nível mundial, mas são coordenações nacionais independentes”, explica Carlos Evaristo.

Quanto à edição deste ano da iniciativa Limpar Portugal que, em 2010, levou 100 mil voluntários a recolher mais de 50 mil toneladas de lixo em todo o país, Carlos Evaristo reconhece que a “dinâmica” não é a mesma. “Mas está a correr muito bem. Não é o sucesso do ano passado. É uma comemoração”, diz, frisando que o objectivo principal é sobretudo a consciencialização e não propriamente a recolha de lixo.

A estimativa da organização é que, entre hoje e amanhã, saiam à rua cerca de 10 mil pessoas. Mas os responsáveis têm dificuldade em confirmar este dado, bem como a quantidade de lixo que será recolhida, uma vez que, este ano, há várias iniciativas locais programadas, mas não uma coordenação nacional. Carlos Evaristo ressalva que, de qualquer modo, tendo em conta os moldes da iniciativa deste ano, saber que quantidade de lixo foi recolhida não é uma preocupação: “Há lixo que ainda está a ser recolhido... Mas não vai ser a quantidade do ano passado, porque o objectivo não é fazer limpezas”, nota.

Este ano houve muitas iniciativas de cariz pedagógico, como no Cartaxo, em que pais e filhos se juntaram para um raid fotográfico, um peddy paper, e um almoço convívio. “Também houve um raid fotográfico em Barcelos que correu muito bem”, acrescenta.

Plástico inunda praias

O secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, também participou nesta edição e juntou-se hoje a cerca de 30 jovens, crianças e adultos para recolher lixo, na Praia do Abano, no Parque Natural Sintra-Cascais. “Este ano, não havendo uma organização mais centralizada, acho que estes vários casos que surgem espontaneamente por iniciativa de cidadãos, organizações, câmaras municipais ou parques naturais, têm o mesmo mérito de continuar a iniciativa”, disse. “Temos hoje no mundo todo os oceanos cheios de plástico. Não há nenhuma praia onde o plástico não surja, o que demonstra como é um produto que temos de tratar de forma cuidada porque a natureza não se desembaraça dele, cabe-nos a nós ir lá buscá-lo”, acrescentou.

Em Braga, cerca de 500 voluntários juntaram-se à iniciativa que decorreu, durante a manhã, na mata do Bom Jesus do Monte. O objectivo era não só limpar o lixo, como também ensinar a reciclar e a controlar espécies infestantes, com voluntários da Quercus. Paulo Pimentel Torres, da organização, diz que esperava o dobro da adesão. Ainda assim, faz um balanço positivo: “Removemos aí umas oito toneladas só de lixo como colchões, alguma louça sanitária, móveis velhos, lixo vulgar do chão, material que podia ser reciclado mas está em mau estado”, diz, acrescentando que não foi contabilizado o reciclável, que foi colocado nos ecopontos, nem a grande quantidade de lixo verde, ramos velhos provenientes de poda, que aumenta o risco de incêndios.


Vídeo da apresentação da campanha (Legendado em Português):




0 comentários: