Fazendo-se passar por representantes de 'lobbies', jornalistas do 'The Sunday Times' ofereceram cem mil euros a vários eurodeputados em troca de alterações que estes pudessem ajudar a adoptar. Três deles aceitaram.
Três deputados do Parlamento Europeu aceitaram "vender os seus serviços" a jornalistas do The Suday Times que se fizeram passar por 'lobistas', afirma a publicação britânica.
De acordo com um artigo publicado hoje neste jornal, Adrian Severin, antigo primeiro-ministro da Roménia, Zoran Thelar, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros esloveno e o antigo ministro do Interior austriaco, Ernst Strasser, são os três deputados que aceitaram receber dinheiro em troca da sua intervenção no Parlamento para favorecer os lobbies.
Adrian Severin enviou um e-mail aos falsos 'lobistas' dizendo que a alteração desejada tinha sido arquivada. De seguida, enviou uma factura de 12 000 euros por "serviços de consultoria".
Zoram Thaler apresentou uma proposta de alteração, pedindo mais tarde que o dinheiro fosse pago para a conta de uma empresa com sede em Londres.
O antigo ministro Ernst Strasser disse aos jornalistas: "Eu sou um lobbista", antes de apresentar um projecto de alteração e de obter um compromisso a favor de um lobbie.
0 comentários:
Enviar um comentário