O tsunami que devastou a costa nordeste do Japão, gerado pelo violento sismo de 11 de Março, atingiu uma altura de 23 metros, indica um estudo divulgado hoje pelo diário japonês Yomiuri Shimbun.
O estudo, realizado pelo Instituto de Investigação sobre Portos e Aeroportos do Japão, indica que os 23 metros de altura da onda que fez desaparecer povoações costeiras inteiras foram medidos em Ofunato, no distrito de Iwate.
O Yomiuri Shimbun adianta que o maior tsunami registado no Japão na sequência de um sismo ocorreu em 1896 e atingiu a altura de 38,2 metros.
A Autoridade Geoespacial do Japão (AGJ) anunciou entretanto que a área devastada pelo tsunami de 11 de Março foi de pelo menos 400 quilómetros quadrados, área que poderá aumentar, com a AGJ a referir que tem ainda por analisar cerca de 20 por cento das fotografias aéreas sobre as zonas sinistradas.
O sismo que gerou o tsunami teve magnitude 9 na escala de Richter, e o mais recente balanço refere que os dois fenómenos naturais provocaram 6.405 mortos confirmados, 10.259 desaparecidos e 2.409 feridos.
0 comentários:
Enviar um comentário