Amares: Inicia amanhã a IX edição Festival de Papas de Sarrabulho (Via Correio do Minho)





A segurança alimentar é a primeira exigência do festival de papas de Sarrabulho que decorre em Amares entre Sábado e a terça-feira de Carnaval — assegurou ontem o vice-presidente do município.



Emanuel Magalhães falava aos jornalistas, nos Paços do Concelho, na sessão de apresentação do festival que diminui o espaço dedicado à doçaria e amplia os espaços de degustação dos vi-nhos, laranja e enchidos.

O festival de papas de sarrabulho em Amares apresenta os pergaminhos de certame alimentar mais seguro do país — garantiu o eng. Silva Marques, da Qualabe.
Esta empresa participa num projecto da região alimentar mais segura que a Associação Comercial de Braga está a desenvolver em todos os concelhos da sua jurisdição. Prevenir para não remediar é o lema deste projecto em que a segurança alimentar começa com formações, antes do certame começar, continua com análises e encerra com a avaliação final.

“Estamos a falar de um produto que é dos mais ricos e mais facilmente pode avariar — o sangue — e pode gerar intoxicações alimentares” — lembrou este técnico presente na apresentação do IX Festival das Papas de Sarrabulho, na Câmara Municipal de Amares. As análises feitas “antes, durante e depois do festival mostram a segurança com que os expositores participam neste festival” — garantiu Silva Marques.

Cem mil euros de negócios

“Trabalhando como nós em todo o país e em grandes festivais, como os de Santarém e de Beja, este é único festival que tem uma segurança alimentar de excelência” — assegurou administr ador da Qualabe.
Por sua vez, Rui Marques, da Unidade de Acompanhamento do Alto Cávado, espera um volume de negócios da ordem dos cem mil euros neste certame que inclui espaços de inovação na área da laranja, vinho e rojões.

Rui Marques assegurou que o Festival de Papas de Amares é exemplo de “boas práticas na segurança alimentar e é um orgulho para os restaurantes presentes” ao ponto de haver candidatos em lista de espera.
Em contraponto ao ”fast-food”, o festival envolve outros agentes económicos, desde o alojamento ao comércio, passando pelos produtores de vinho, laranja e carnes.
O certame inclui expositores de doces, vinhos e enchidos, ao lado de artesãos e produtores agrícolas locais.

O espaço inovação inclui amostras de mestres pasteleiros para doces com laranja, mestres enólogos para ensinar a provar vinhos verdes de Amares e chefes de cozinha com show-cooking. Nestas acções com os mestres podem inscrever-se (gratuitamente) até cerca de 25 pessoas em cada sessão.
A animação musical ao longo dos quatro dias está a cargo de Augusto Canário, Naty Vieira, Cândido Miranda e Rui João.

Casamento com Carnaval

O Festival de Papas “casa bem” com o desfile de Carnaval, na terça-feira, às 15,30 horas, este ano subordinado ao tema dos “sete pecados mortais” — revelou Martinho Gonçalves, presidente da junta de freguesia. Desde há meses que jovens preparam os carros alegóricos enquanto as senhoras fazem os fatos que as várias centenas de figurantes vão utilizar, desde a Serração até aos Paços do Concelho de Amares.

Fonte Correio do Minho por Costa Guimarães
Fonte Imagem

0 comentários: