Vila Verde: Biblioteca acolheu lançamento de colecção de postais destinados a “Namorar Vila Verde” (Via Antena Minho)

Imagem Postais © Namorar Vila Verde


O salão nobre da Biblioteca Prof. Machado Vilela acolheu hoje o lançamento de uma colecção de postais destinados a “Namorar Vila Verde”, numa iniciativa de três jovens que dão vida ao site www.vilaverdeviva.com

Os postais resultam de uma parceria com a Escola Secundária de Vila Verde, onde as promotoras estudaram, com o objectivo de reforçar o ícone deste concelho que é o lenço de namorados.
Flávia Peixoto, juntamente com Sílvia Abreu e Angélica Gonçalves, alimentam um site sobre as potencialidades turísticas do concelho e assinalaram um ano de vida com esta colecção que evoca, “através de um olhar contemporâneo esse tesouro da tradição que são os lenços de namorados” confeccionados para esta série pela artesã Glória Barros.
A fotografia foi entregue a Emanuel Cunha e os adereços dos modelos foram oferecidos por várias lojas do comércio tradicional vilaverdense.

Foi esta parceria que Flávia Peixoto agradeceu, bem como aos modelos, s estudantes do 12.º ano da Escola Secundária de Vila Verde (Luísa Fernandes, Diana Gomes, Filipa Sousa e Rafael Marques).

Flávia Peixoto justifica esta edição com a necessidade de “preencher uma lacuna no conjunto de iniciativas integradas no programa Namorar Portugal”.

Os postais, adiantou, “espelham a alma vilaverdense e o ícone dos Lenços de Namorados, transportando para os tempos actuais a mensagem dos Lenços”.
Depois de explicar as quatro cenas dos postais que respiram paixão, ternura, dádiva e tradição, e antes de um breve filme do “Making of”, usou da palavra a vereadora Júlia Fernandes que deu os parabéns pelo site criado pelas três jovens vilaverdenses “com empenho e olhar crítico” que “chega e leva Vila Verde a outros públicos”.

“Ideia brilhante que faltava no nosso mapa de actividades” — foi assim que a vereadora classificou a colecção de postais e enalteceu as parcerias com empresas e com a escola porque “é bom ver que os ex-alunos continuam a gostar da sua escola mãe”.

Júlia Fernandes acrescentou que “o Lenço de Namorados é tão rico que permite tudo, em aplicações diversas desde que haja criatividade e estes postais representam novos olhares sobre o lugar e o significado do Lenço”.

Os postais — cuja réplica em tamanho A3 foi entregue à Biblioteca, à Câmara Municipal, à Proviver e à Escola Secundária — vão ser comercializados em espaços de turismo e livrarias mas Flávia Peixoto ainda não fixou o seu preço.

Fonte Antena Minho

0 comentários: