Vila Verde: Barcelenses brilham em noite de glamour da gala "Namorar Portugal" (Via Correio do Minho)



A noite do Dia dos Namorados foi glamorosa em mais uma edição da Gala ‘Namorar Portugal’, que este ano teve lugar no Parque Industrial de Gême, Vila Verde. O primeiro prémio do 8º Concurso Internacional de Criadores de Moda foi ganho por duas jovens de Barcelos, que participaram pela primeira vez.

Jorge Gabriel, da RTP, apresentou a gala, que começou com um breve desfile do Grupo Folclórico de Vila Verde, com descrição da moda que outrora se usava em terras baixo-minhotas.
A abrilhantar a noite estiveram os artistas Rita Guerra - que cantou temas amorosos - e Carlos Alberto Moniz, um dos padrinhos do pica-no-chão vilaverdense, que fez questão de fazer uma interpretação genuína ao piano com típicas quadras dos Lenços de Namorados.

A modelo e apresentadora Cláudia Vieira inaugurou e encerrou o desfile de moda, que consagrou, com o primeiro lugar do podium, as duas jovens barcelenses, Adriana Cruz e Patrícia Fernandes, ambas de 16 anos, alunas da Escola Técnica e Gestão de Barcelos.
O público teve, este ano, uma palavra a dizer sobre os coordenados apresentados a concurso, elegendo o seu preferido. O eleito foi apresentado por Diogo Cerqueira, da Escola Artística e Profissonal do Porto.

Contentes com a “qualidade” do evento estavam António Vilela, presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues, vereadora da Cultura.
A vereadora apresentou um lenço de namorados que foi bordado pelas mãos de vários artesãos - a quem prestou homenagem, sublinhando, ainda, o facto de “Vila Verde conseguir de geração em geração, manter viva esta tradição, aliando-a à modernidade”.

“É uma grande satisfação verificar o sucesso que teve esta edição. Este é um evento que tem vindo a crescer de ano para ano”, afirmou Vilela, que apontou para as “responsabilidades” que se impõem. “É preciso agora não deixar cair toda esta dinâmica e a qualidade do evento”.
“Esta é uma marca nacional, registada, de Vila Verde. Os próximos anos apontam para a produção deste evento, valorizando esta marca, o nosso património e os lenços de namorados, com mais produtos, mas também associando esta tradição a novas marcas e novas empresas”.
O facto de as marcas se associarem ao evento é sinal de que “os empresários acreditam na força dos lenços de namorados”.

Público presente elegeu peça favorita

Vários jovens que concorreram ao 8º Concurso Internacional de Criadores de Moda de Vila Verde foram premiados na Gala ‘Namorar Portugal’ pelas suas criações apresentadas. Mas o público escolheu como seu preferido o coordenado do portuense Diogo Cerqueira.
O jovem da Escola Artística e Profissional Árvore do Porto distinguido pelo púb lico que assistiu à gala e ao desfile de moda, mostrava o mesmo entusiasmo que as colegas concorrentes que venceram o concurso.

“Este prémio foi muito esperado”, garantiu, quase não conseguindo conter a sua animação.
Esta foi a segunda vez que o jovem apresentou as suas criações neste concurso, valendo-lhe, para já, o reconhecimento do público.
“Entrei neste concurso, antes de mais, porque adorava o tema”, explicou. “O tema é que foi realmente importante para mim e acho muito interessante que valorizem o tradicionalismo português e tudo o que é nosso”.

No seu coordenado, Diogo Cerqueira aplica ao Lenço de Namorados uma técnica nova de pintura. “A pintura foi o meu te- ma e o coordenado é todo ele pintado à mão”.
“Sinto-me muito orgulhoso por este prémio, especialmente por ter sido o público a distingui-lo, o que para mim mostra que estou a agradar aos futuros compradores e ao público para quem eu quero um dia criar e vender”.

Deveras contentes estavam as jovens barcelenses Adriana Cruz e Patrícia Fernandes agraciadas com o primeiro prémio, que na hora dos agradecimentos não esqueceram a ajuda das professoras e da tia que lhes ajudou a confeccionar o seu modelo.
“O futuro é difícil de prever, mas nós as duas gostaríamos de continuar neste mundo da moda e prosseguir os estudos ou, pelo menos, arranjar trabalho nesta área”, avançou Patrícia Fernandes.
Relativamente ao coordenado que apresentaram a concurso, Adriana Cruz indicou que “a ideia surgiu praticamente do nada”.

A criação partiu, essencialmente, da gola e a partir daí foi desenvolver o projecto.
Nesta grande noite dedicada às consagrações, saíram também premiadas pelas suas exuberantes criações a jovem Joiceneia Borges, da Cenatex, que obteve o segundo lugar do concurso de criadores de moda.
A terceira posição foi alcançada pela dupla Roberto Martins Fernandes/Tiago Azevedo.

Modelos famosos na passerele vilaverdense

Cláudia Vieira, Isaac Alfaiate, Andreia Rodrigues, Helena Coelho e Lúcia Garcia, entre outros, foram os modelos famosos que passaram as mais de 80 propostas postas a concurso, num desfile marcado por um ambiente cheio de glamour, com vários monitores instalados pelo salão onde se organizou a gala.

Pela passerelle passaram, também, as criações de estilistas consagrados como Nuno Baltazar, Anabela Baldaque, Nuno Gama, Rafael Freitas e Fernando Nunes, que fizeram questão de marcar presença e inspirando-se na temática e nos motivos dos Lenços de Namorados deram asas à sua imaginação e ao seu engenho, criando peças únicas que abrilhantaram o concurso de novas criações do evento ‘Namorar Portugal’ em Vila Verde.

Fonte Correio do Minho por Marta Caldeira

0 comentários: