Portugal: GNR expulsa dez militares por envolvimento em processos-crime (Via Jornal i)



Apenas este ano, a GNR afastou dez militares por envolvimento em crimes. E desde 2009 até agora, 39 elementos da Guarda já foram afastados por desrespeito pela farda e pelo estatuto de força de segurança.
Em declarações ao Diário de Notícias, o porta-voz da Guarda Nacional Republicana, o tenente-general Costa Lima, disse que as sanções aplicadas são diferentes e têm efeitos diversos de acordo com "a gravidade de cada processo" embora todas terminem com o final de carreira na GNR.
Ainda de acordo como porta-voz, sempre que há um desrespeito pelos estatutos da GNR é "aberto um processo disciplinar" que é independente de qualquer processo-crime que esteja a decorrer em tribunal.
"Há casos em que o militar ainda não foi condenado pelo juiz e que a Direcção de Justiça e Disciplina considera que, ainda assim, o militar violou os estatutos.
Em Dezembro de 2009, o efectivo da GNR era der 25615 militares. Nesse mesmo ano, foram instaurados 811 processos disciplinares e ordenadas 195 suspensões a militares da GNR.

Fonte Jornal i por Cláudia Reis

0 comentários: