Portugal: 236 portugueses por dia ficaram desempregados em 2010 (Via DN)



Desemprego manteve-se em Dezembro nos 10,9%, num sinal de estabilidade, mas com uma subida de 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Portugal já é o quinto país com a maior taxa da UE.

Por dia, cerca de 263 portugueses caíram no desemprego entre Dezembro de 2009 e igual período do ano passado. No final do ano que terminou, estavam nessa situação cerca de 600 mil desempregados, mais 46 mil do que no período homólogo.

Os dados de Dezembro último, medidos pelo Eurostat, revelam, no entanto, alguns sinais de estabilidade. Apesar de a taxa de desemprego ter aumentado 0,6% face ao mesmo mês do ano passado, manteve-se inalterada nos 10,9% em relação a Novembro último, revelou ontem o organismo de estatística da Comissão Europeia.

Mesmo assim, a taxa de desemprego portuguesa situa-se, nesta matéria, 1,3 pontos acima da média europeia, ocupando a quinta posição mais elevada dos países da UE com informação disponível, ou a nona segundo a versão do Governo.

É que apesar de, tanto no conjunto da UE como na Zona Euro, o desemprego ter crescido, as variações homólogas foram bem menores que a portuguesa, da ordem de uma décima apenas.

Os últimos dados levaram ontem o secretário de Estado do Emprego a congratular-se com a não confirmação de algumas estimativas de organizações internacionais que apontavam para uma taxa de desemprego anual superior a 11%.


Fonte DN por Carla Aguiar

0 comentários: