Após uma fase experimental, final do ano lectivo de 2009/2010, decorre agora a consolidação, articulada com os ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, da Saúde e da Educação, prevendo a distribuição aos alunos do 1º ciclo de uma peça de fruta duas vezes por semana.
No presente ano lectivo, vão ser distribuídas, alternadamente, maçãs, uvas, pêras, bananas, tangerinas, clementinas, laranjas, cerejas, pêssegos, ameixas, tomate e cenoura.
Todos estes produtos obedecem ao regime de qualidade certificada de produção integrada, com vista à distribuição de produtos realmente saudáveis e de qualidade. Esta iniciativa decorrerá até ao final do ano lectivo e visa sensibilizar as crianças, e consequentemente as famílias, para a importância de uma alimentação saudável, refere uma nota da autarquia.
Paralelamente, são desenvolvidas medidas de acompanhamento, nomeadamente acções de sensibilização, dramatização de histórias e realização de um concurso escolar para a criação de um logótipo do programa a nível concelhio.
O Regime de Fruta Escolar (RFE) é uma iniciativa de âmbito europeu, visando práticas alimentares mais saudáveis e dotar crianças e famílias de competências que levem ao consumo de fruta.
A inclusão de frutas e hortícolas na dieta alimentar com carácter regular pode desempenhar um papel importante na criação de hábitos de alimentaç ão saudáveis que contribuam para o combate à obesidade. Embora definindo como primeiro objectivo as boas práticas alimentares, o programa envolve propósitos de saúde pública, reduzindo o risco de obesidade infantil e de doenças crónicas associadas à obesidade; de educação, reforçando a aquisição de competências nas áreas da educação alimentar e da saúde em contexto escolar; e agricultura, aproximando as crianças do mundo rural e dando a conhecer a proveniência dos alimentos, com vista à criação e manutenção de hábitos de consumo hortofrutícolas.
Todos os alunos recebem uma peça de fruta por mês
Considerando a importância do consumo de frutas desde a primeira infância, como promotor do crescimento saudável e do desenvolvimento harmonioso da criança e o importante papel que cabe às autarquias e às escolas na promoção de acções de educação alimentar e de promoção de saúde junto da comunidade educativa, o Município de Vila Verde decidiu alargar o fornecimento de fruta escolar aos alunos que frequentam o pré-escolar desde o início do mês de Janeiro.
Todos os alunos recebem uma peça de fruta semanalmente. Com objectivo de enquadrar esta iniciativa junto dos Jardins-de-Infância, o Gabinete de Educação do Município preparou um dossier lúdico/informativo com vários materiais sobre as frutas que são distribuídas e que servem de mote a actividades a desenvolver pelas educadoras.
Fonte Correio do Minho por Rui Serapicos
Fonte imagem
0 comentários:
Enviar um comentário