Portugal: Falsas baixas médicas aumentam no país



A fiscalização da Segurança Social está a detectar, este ano, mais casos de fraude por falsas baixas médicas. Só entre Janeiro e Outubro foram processadas 67.485 baixas médicas falsas, o que representa uma subida deste tipo de fraude na ordem dos 44 por cento, avança o «Jornal de Notícias».

Já o «Correio da Manhã» diz que se estes casos não tivessem sido detectados, o Estado teria sido burlado em 4 milhões de euros.

Todas as baixas falsas detectadas foram entretanto anuladas, ou porque os trabalhadores estavam aptos para trabalhar ou porque faltaram à convocatória da Junta Médica.

O aumento do número de casos falsos de baixa médica subiu não só porque os trabalhadores estavam a faltar sem estar doentes, mas também porque a Segurança Social reforçou o cruzamento de dados que permite detectar estas situações.

Actualmente os trabalhadores que apresentam baixa são convocados pela Junta Médica para uma avaliação, antes mesmo de receberem a o subsídio por doença.

«Esta é a prova de que o sistema funciona»

A ministra da Saúde já veio reagir a estes dados. Para Ana Jorge, só revelam que o sistema funciona.

Se foram identificadas essas falhas, «significa que está a funcionar», «se não tivéssemos essa análise, hoje não teriam essa notícia».

Há maior vigilância, diz Ana Jorge, para quem a solução do problema passa precisamente pela realização de auditorias e pela revelação pública desses dados.



0 comentários: