
Troca de boletins, câmaras de vigilância nas mesas de voto , queixas de agressões físicas e denúncias de "corrupção eleitoral" marcaram este dia de eleições autárquicas. A CNE diz ter recebido reclamações que não ocorriam no país há mais de 10 anos.
Um alegado erro da tipografia levou hoje à troca de boletins de voto em freguesias do concelho de Vouzela, mas que não chegou a ter consequências, disse o presidente do município, Telmo Antunes."Houve boletins de Campia que foram para Queirã e vice-versa. E boletins de Carvalhal de Vermilhas que foram para Fataúnços e vice-versa. Mas não houve qualquer voto trocado", garantiu o autarca social-democrata. Segundo Telmo Antunes, a troca aconteceu apenas com parte dos boletins, cem no primeiro caso e 80 no segundo. "Ao que parece, não foram devidamente embalados na tipografia", avançou, contando que o engano foi descoberto logo no início das votações. "Fez-se a respectiva permuta, a situação foi rapidamente resolvida e as eleições estão a decorrer normalmente", acrescentou.
Na Lourinhã, o candidato do Movimento Mérito e Sociedade à câmara, João Nunes Alves, apresentou queixa na GNR contra o candidato do PS à freguesia de Miragaia por agressões físicas, que diz ser sido vítima na noite de sexta-feira. O cabeça-de-lista à freguesia de Miragaia "meteu-se dentro do nosso carro, levou documentos de campanha e deu-me dois murros", disse João Nunes Alves, acrescentando que na ocasião seguia dentro de um veículo de campanha com outros candidatos do MMS. A apresentação da queixa foi confirmada à Lusa por fonte da GNR.
Em Vinhais, o PSD local anunciou que vai pedir a anulação e repetição da votação na assembleia de voto de Vinhais devido à alegada existência de uma câmara de vigilância, situação já negada pelo Governo Civil de Bragança Os sociais democratas afirmam que entregaram junto das autoridades competentes, nomeadamente à CNE, uma reclamação escrita "em virtude da existência de uma câmara de vigilância apontada directamente para a câmara de voto da mesa nº1" de Vinhais. O governador civil de Bragança, Victor Alves, afirma que a situação relatada "é falsa".
Em Paredes, a candidatura do PSD à Câmara anunciou que enviou à Comissão Nacional de Eleições uma queixa por alegada "corrupção eleitoral" cometida pelo candidato do PS à Junta de Freguesia de Duas Igrejas. Em comunicado enviado à agência Lusa, a candidatura de Celso Ferreira refere que o candidato do PS à Junta de Duas Igrejas, José Moreira de Carvalho, "estacionou junto da assembleia de voto uma carrinha Mercedes, nova, no valor aproximado de 50 mil euros, que promete oferecer [à freguesia], caso vença as eleições".
A Comissão Nacional de Eleições recebeu reclamações sobre propaganda política ilegal que não ocorriam no país há mais de 10 anos, incluindo a de um autarca instalado à porta das urnas a pedir para ser reeleito.
"Esta manhã denunciaram-nos que um presidente de Câmara do distrito de Setúbal foi para o pátio de uma escola, onde os eleitores iam votar, a pedir para votarem nele e a distribuir cópias do boletim de voto já com a cruz no local onde deviam votar", afirmou à Lusa Nuno Godinho de Matos, porta-voz da CNE.
"Também tivemos queixas que não surgiam há dez anos sobre o transporte selectivo" de eleitores para as urnas, contou o porta-voz da CNE, referindo-se ao uso de carrinhas das câmaras municipais para transportar votantes da cor política do actual presidente da câmara.
Estas situações foram reclamadas à CNE em Rio Mau, no concelho de Vila Verde, em Mira Gaia, no concelho da Lourinhã, e no concelho de Machico e freguesia de Porto da Cruz no arquipélago da Madeira. Fonte JN
0 comentários:
Enviar um comentário