Minho: Universidade Minho quer fechar no Natal para poupar verbas



A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) quer fechar a instituição, de 22 a 27 de Dezembro, «para poupar em energia o valor necessário para o pagamento do subsídio de Natal aos docentes e funcionários», revelou hoje fonte do organismo.

O presidente da AAUM, Pedro Soares, adiantou que a proposta, aprovada em Reunião Geral de Alunos, «visa conseguir verbas, através de poupança de luz, para os 20 por cento que faltam à Universidade para pagar os subsídios de Natal».

O dirigente associativo, que falava em conferência de imprensa, criticou o Governo por fazer «aumentos progressivos dos encargos das instituições - caso da contribuição para a Caixa Geral de Aposentações, que passou de 7.5% em 2007 para 11% em 2008 - ao mesmo tempo que faz pequenos aumentos percentuais para as universidades que se traduzem em reduções significativas de verbas».

«Agora, também para 2009, o aumento dos vencimentos da função pública foi fixado em 2.9% - enquanto que as instituições universitárias recebem aumentos percentuais de financiamento que, em termos líquidos, significam reduções significativas nos orçamentos disponíveis», sublinhou. Fonte Diário Digital

0 comentários: