Vila Verde: Produtos da época com boa "saída" na Festa das Colheitas



No dia de ontem, dedicado especialmente à agricultura e produção biológica da ‘Festa das Colheitas’ de Vila Verde, a população do concelho acorreu ao certame para comprar os produtos de época.
No stand de Maria Fernanda Pereira, uma das expositoras desta feira, disse ao jornal ‘Correio do Minho’ que já vem ao certame há cinco anos, sempre para escoar os produtos hortícolas que cultiva.
“Para a ‘Festa das Colheitas’ eu costumo trazer sempre os produtos desta época - e que, normalmente, têm uma maior procura nos mercados”, referiu a produtora.

Entre a lista dos principais produtos que têm mais saída, em termos comerciais, estão a “maçã ‘Porta da Loja’, o feijão de toda a qualidade, a batata, a cebola, a castanha e, depois, as hortaliças que são procuradas durante o ano inteiro, além, claro, da galinha/galo pedrês, preta ou amarela que é tipicamente utilizada na confecção do pica-no-chão”, indicou Maria Fernanda Pereira.
Seja como for, esta agricultora/produtora garantiu que o escoamento dos produtos “já foi muito melhor daquilo que é agora”, esclareceu, asseverando que estes, não são mais, do que “os sinais da crise”.

Natália Costa - a técnica responsável pelo incremento e desenvolvimento da agricultura biológica no concelho da Póvoa de Lanhoso - disse que o seu stand - onde estava montada uma cerca com um casal de porcos bísaros - tem como objectivo “promover a agricultura biológica povoense, servindo para atrair mais pessoas e turistas”.
Quanto ao escoamento dos produtos nesta festa, a técnica sublinhou que “quem mais procura são pessoas os produtores que visam estabelecer contactos com os produtores povoenses”. Fonte Correio do Minho por Marta Caldeira

0 comentários: