Vila Verde: Encontro desmistifica deveres dos artesãos



Conheça os seus direitos/deveres fiscais – Trabalhe em segurança’ foi o tema central da 16ª edição do ‘Encontro de Artesãos’, este ano inserido na Festa das Colheitas, que decorre em Vila Verde até amanhã.
Promovido pela Adere-Minho, o encontro teve como objectivo desmistificar os conceitos em torno da actividade artesanal, designadamente a legalidade.
O enquadramento em termos do IRS (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares) e do IVA ( Imposto sobre o Valor Acrescentado) foi a temática abordada por Vicente Ribeiro, docente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).

O regime simplificado do IRS é um método em percentagem em que é considerado um rendimento-tipo para cada negócio, rendimento esse “que não é muito elevado e que não trará ao artesão grandes custos”, explicou Vicente Ribeiro.
Pela primeira vez, os profissionais do Minho puderam participar numa sessão em que o tema da segurança e higiene no trabalho esteve também em debate, numa intervenção a cargo de Rui Portelinha.

No encontro, os artesãos tiveram, ainda, oportunidade para tirar dúvidas sobre vários aspectos refe-rentes à sua actividade, nomeadamente, como lidar com as autoridades e procedimentos a tomar para estarem dentro da legalidade.
A Adere-Minho lançou a nova modalidade de cartão de associado com várias vantagens para os artesãos. Beneficiar do serviço de consultoria de HST, elaborar gratuitamente processos de acreditação e descontos de 20 por cento em acções formativas são mais-valias. Fonte Correio do Minho por Vera Batista Martins

0 comentários: