Vila Verde: Parceria leva doentes a Cuba



A Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde deverão assinar, no prazo de dois meses um protocolo com uma unidade de saúde cubana - o Complejo Cientifico Ortopédico Internacional "Frank Pai" com vista à prestação de assistência médica na esfera da Ortopedia e Traumatologia e à permuta de ideias e experiências entre técnicos dos dois países.

Foi já rubricada uma "carta de intenções" entre as três entidades, anunciou o munícipio vilaverdense.
No futuro, poderão ser enviados doentes para tratamentos e/ou cirurgias em Cuba, mas as intenções de cooperação são mais vastas.
O processo é liderado pela Misericórdia de Vila Verde, através do seu hospital, mas a autarquia não podia deixar de associar-se, assume o presidente da Câmara, José Manuel Fernandes, que avançou ao "Correio do Minho" que o protocolo deverá ser formalizado no prazo de dois meses.

Acabado de regressar de uma visita de trabalho a Cuba, José Manuel Fernandes mostra-se "impressionado com a qualidade dos serviços de saúde" em Cuba.
O autarca lembra que o Complejo Científico Ortopédico Internacional "Frank Pai" é um dos hospitais mais avançados do mundo na área de operações à coluna e outros traumatismos, mas só aceita casos com possibilidade de cura.
Município e Misericórdia propõem-se abrir caminho, disponibilizar informação e pôr as partes em contacto, sempre que estejam esgotadas as hipóteses de cura em Portugal, explica José Manuel Fernandes.

A Misericórdia vilaverdense tem objectivos pró-prios ao nível do intercâmbio de conhecimentos e investigação.
A vinda de médicos e técnicos de saúde especializados para Vila Verde, nas áreas da reabilitação física, está também prevista.
A Câmara Municipal de Vila Verde ainda estuda formas de apoio logístico.
Entretanto, Vila Verde far-se-á representar no Congresso Internacional de Ortopedia 2008, que se realizará nos dias 15 a 20 de Setembro. Fonte Correio do Minho por Teresa Marques Costa

0 comentários: