Vila Verde: Terá Hospital dedicado à Mulher



Uma escola profissional na área da Saúde e um hospital dedicado aos problemas das mulheres vão marcar uma viragem nas apostas do concelho de Vila Verde. "Uma longa caminhada" iniciou-se, ontem, com a assinatura de um protocolo entre a Câmara de Vila Verde e o grupo CESPU para criar uma estrutura de Ensino Superior, investigação e formação profissional no concelho. A Misericórdia local assinou também um documento com aquele grupo para a construção de um "Hospital da Mulher".

Esta unidade de saúde dará especial atenção às especialidades de Pediatria e Obstetrícia. O provedor da Misericórdia prevê que possa estar a funcionar no próximo ano "Faremos um investimento de dois milhões de euros no que é o nosso projecto mais arriscado até à data", garantiu.

Segundo Bento Morais, esta obra provocará "uma reestruturação completa em todo o hospital de Vila Verde, que terá melhores condições para receber os doentes", como a separação das urgências pediátricas das urgências gerais.

Com seis suites, dois quartos de apoio para familiares, e outros dois para clínicos, o "Hospital da Mulher" terá ainda uma área para internamentos e um andar dedicado aos problemas das crianças, desde a Neonatologia até à Adolescência. "Apostamos em áreas que o Hospital não possui e a Pediatria, Obstetrícia e Maternidade não estavam no portfólio das nossas ofertas".

Quanto à Escola Profissional, sabe-se que privilegiará os estudos na área da Saúde e terá forte componente na formação avançada. O responsável pela CESPU não adiantou uma data para o arranque da escola "A parte burocrática é grande e tanto pode demorar um como cinco anos a ficar concluída", defendeu.

Ainda assim, Almeida Dias revelou que, "dentro de três meses, irá começar a parte formativa para profissionais de saúde, avançando-se depois gradualmente para outros níveis de ensino". A previsão é que, na fase de estabilidade, a escola tenha 1200 alunos. Fonte JN por Pedro Antunes Pereira

0 comentários: