Vila Verde: Instituto Saúde Ricardo Jorge premeia docente da Escola Secundária



O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge atribuiu o Prémio Gonçalves Ferreira a Maria Beatriz Gomes dos Santos, mestre em Supervisão do Ensino das Ciências, pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, pelo seu trabalho de investigação da área da Nutrição/Alimentação, intitulado ‘Educação Alimentar na escola: avaliação de uma intervenção pedagógica dirigida a alunos do 8.º ano de escolaridade”, orientado por José Precioso, docente da Universidade do Minho.


O Prémio Gonçalves Ferreira é uma distinção que o instituto confere de dois em dois anos ao melhor trabalho de investigação numa determinada área temática, este ano subordinada ao te-ma da Nutrição.
Maria Beatriz Santos, actualmente a leccionar na Secundária de Vila Verde, vai receber 10 mil euros.
O júri foi presidido pela subdirectora do Instituto Ricardo Jorge, Francisca Avillez, por Isabel Loureiro, Isabel do Carmo, Eugénia Amaral e Irene Silveira.

Investigar quais os conhecimentos de alunos do 8.º ano de escolaridade sobre ‘alimentação saudável’ e determinar a eficácia de um programa de Alimentação na promoção de conhecimentos e intenções favoráveis a uma alimentação saudável foram os objectivos do trabalho desenvolvido pela docente Maria Beatriz. A intervenção consistiu na implementação de um programa constituído por nove sessões sobre vários temas de alimentação saudável e baseado num modelo de ensino orientado para a mudança conceptual.

Para atingir os objectivos propostos, a docente promoveu um estudo que envolveu uma amostra de 92 alunos do 8.º ano de escolaridade, inseridos em quatro turmas, das quais duas funcionam como grupo experimental (alunos que seguiram o programa de Educação Alimentar) e duas de controlo (alunos que seguiram o ensino tradicional).
Os resultados deste estudo revelaram que os alunos da amostra, antes de ensino, tinham conhecimentos satisfatórios em algumas áreas da alimentação e deficitários noutras áreas. Relativamente à eficácia da intervenção, os resultados revelam dados positivos no que respeita à melhoria dos conhecimentos sobre alimentação saudável e à promoção de intenções favoráveis a uma alimentação adequada. Fonte Correio do Minho por Paula Maia

0 comentários: