A Câmara Municipal de Barcelos e a Associação para o Desenvolvimento Regional do Minho (Adere-Minho) acertaram ontem os moldes da cooperação para certificar os produtos artesanais de olaria e figurado originais do concelho.
A certificação pretende garantir a qualidade e a certeza de que as peças são produzidas em Barcelos e por artesãos barcelenses.
O processo de certificação vai ser gerido pela Adere-Minho que já tem a experiência adquirida pela certificação dos “lenços dos namorados” de Vila Verde e que é a única entidade certificadora do continente para produtos artesanais.
A olaria e o figurado serão os segundos produtos de artesanato certificados.
O presidente da Direcção da Adere-Minho, Abílio Vilaça, prevê que, no final do primeiro trimestre do próximo ano, estejam certificadas as primeiras peças.
Para certificarem as suas peças, os artesãos têm de ter a sua “carta de artesão” em ordem.
O Programa para a Promoção dos Ofícios e das Microempresas (PPART) já tem acreditados cerca de quatro dezenas de artesãos, entre os 1200 de todo o país.
O protocolo assinado ontem entre a Câmara de Barcelos e a Adere-Minho é o culminar de um processo inciado em 2004 e que já abreviou algumas etapas do orcesso de certificação. Fonte Correio do Minho por Teresa Marques Costa
0 comentários:
Enviar um comentário