A Associação Portuguesa de Kiwicultores (APK) elaborou um Plano Estratégico para a Fileira do Kiwi na Região Entre Douro e Minho que prevê, até 2013, uma produção de 20 toneladas por hectare, contra as actuais 12 toneladas, disse hoje o seu Presidente.
José Martino adiantou à Lusa que a aplicação do plano estratégico, triplicará, no mínimo, o valor da produção anual do fruto de 10 para 30 milhões de euros, setenta por cento da qual será canalizada para exportação.,
O documento foi apresentado, recentemente, ao Ministério da Agricultura, como forma de sensibilizar os responsáveis para a política de investimento na fileira do kiwi no Entre Douro e Minho, e de forma a poder ser inserido nos Planos de Desenvolvimento Agrícola Regional.
Os municípios de Amares, Vila Verde, Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Felgueiras são os maiores produtores da região.
A Associação tem sede em São João da Madeira, cidade considerada central em relação às duas grandes regiões produtoras de kiwi: o Entre Douro e Minho, com 80% da produção e a região Centro com 20. Fonte Diário Digital
0 comentários:
Enviar um comentário