Minho: Nove santuários do Minho nas “Rotas Marianas”



O presidente da Associação das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA), José Mota Alves, anunciou ontem que o projecto de cooperação transnacional “Rotas Marianas” ficará concluído no próximo mês de Abril.
Em execução desde 2005, a iniciativa está a ser desenvolvida por oito associações de desenvolvimento regional de Portugal, Espanha e Itália, num investimento global de 681 mil Euros, financiado em 90 por cento pelo Vector 2 do programa comunitário Leader +. A ATAHCA, um dos parceiros nacionais, incluiu no roteiro oito templos marianos da sua área de abrangência e um do concelho de Braga — o santuário de Nossa Senhora do Sameiro.

Do concelho de Vila Verde figuram na lista os santuários do Bom Despacho (Cervães) e do Alívio (Soutelo) e a igreja de Nossa Senhora da Assunção (Aboim da Nóbrega); de Terras de Bouro a igreja de Nossa Senhora do Livramento (Chamoim); de Amares o santuário da Abadia e a igreja de Bouro Santa Maria (junto ao Convento, transformado em Pousada); e de Póvoa de Lanhoso o santuário de Nossa Senhora de Porto d’Ave (Taíde) e a igreja de Nossa Senhora do Pilar (Lanhoso).

José Mota Alves adiantou que este roteiro de turismo religioso, baseado em santuários, mosteiros e ermidas de devoção mariana, estará disponível na Internet dentro de poucas semanas, através do sítio www.rmarianas.net, ao que se seguirá o lançamento de uma brochura e a colocação de placas identificativas junto aos templos.

Foi ainda criado um logotipo comum — a imagem de marca do projecto —, que será utilizado em toda a documentação da rota. Fonte Agência Ecclesia

0 comentários: