Um presépio desenhado com os motivos dos lenços dos namorados é a grande atracção da segunda edição da feira do artesanato e mel que decorre, até domingo, em Vila Verde. A ideia, de uma artesã do concelho, surgiu depois de ter pintado o padroeiro de Vila Verde, Santo António. "Achei que podia ser uma ideia diferente e gira, um presépio pintado com os motivos dos lenços dos namorados, um produto que é nosso. É a forma de alargar ainda mais a oferta de produtos com esta natureza", disse.
Com cerca de três dezenas de artesãos, o certame pretende "ser a continuidade da festa das colheitas e da aposta no artesanato como afirmação de um concelho que tenta aliar a modernidade com a tradição e é também uma hipótese dos artesãos fazerem negócio nesta altura do ano", diz o vereador da Cultura, para quem esta "é uma boa forma das pessoas darem prendas de Natal diferentes, originais e úteis".
O vereador da Cultura revelou, ainda, ser intenção da autarquia "avançar com uma feira do mel" mas, para isso, o número de apicultores do concelho tem que ser maior. "Nesta altura, são 25 os produtores de mel, um número que tem vindo a crescer mas ainda não é suficiente". Rui Silva quer cativar os apicultores amadores, que "têm mel de excelente qualidade", a entrar no circuito. "Com eles, poderemos avançar com a feira". Outra ideia que está em gestação é um certame só com animais de produção biológica.
O que há para ver Estão representados artesãos e produtores locais em áreas diversas, com destaque para o mel, as colmeias, as madeiras, as pinhas de Natal, os bordados, as rendas, a pintura em vidro e tecido, as tapeçarias, os mosaicos, a tamancaria, a arte floral, as loiças decorativas, o linho, as peles, a doçaria, entre outros.
Programa variado
Até ao último dia do certame (no próximo domingo), que decorre na Praça de Santo António, haverá um programa cultural paralelo bastante recheado. Fonte JN por Pedro Antunes Pereira e Lisa Soares
1 comentários:
PARA AS MULHERES DE VALOR
“Quando Deus fez a mulher, já estava a trabalhar há seis dias consecutivos. Apareceu um anjo que lhe perguntou: "Deus, porque estás a perder tanto tempo com esta criação? "Ao que Deus respondeu: ”já viste a minha lista de especificações para este projecto? Ela tem que ser completamente lavável, mas sem ser de plástico, tem mais de 200 partes móveis, todas substituíveis, e é capaz de sobreviver com muito pouca coisa, tem um colo capaz de segurar em quatro crianças ao mesmo tempo, tem um beijo capaz de curar qualquer coisa desde um arranhão no joelho a um coração ferido e faz isto tudo apenas com duas mãos. "O anjo ficou estupefacto com estas especificações. "Só duas mãos!? Impossível! E este é o modelo normal? É muito trabalho só para um dia. É melhor acabares só amanhã."
"Nem pensar", protestou Deus. "Estou quase a acabar esta criação que me é tão querida. Ela já é capaz de se curar a si própria quando fica doente. E consegue trabalhar 18 horas por dia. "O anjo aproximou-se e tocou na mulher. "Mas fizeste-a tão macia e delicada, meu Deus". "Sim, mas também pode ser muito resistente. Nem fazes ideia o que ela pode fazer e aguentar." "E ela vai ser capaz de pensar?" perguntou o anjo. "Não só é capaz de pensar como é capaz de negociar e convencer".
O anjo então reparou num pormenor e tocou na cara da mulher: "Ups, parece que tens uma fuga neste modelo. Eu disse-te que estavas a tentar fazer demais numa criatura só." "Isso não é uma fuga, é uma lágrima”. "E para que é que isso serve?" perguntou o anjo. "A lágrima é o seu modo de exprimir alegria, pena, dor, desilusão, amor, solidão, luto e orgulho. "O anjo estava impressionado. "És um génio, Deus. Pensaste em tudo." E de facto as mulheres são verdadeiramente espantosas. Têm capacidades que surpreendem os homens. Carregam fardos e dificuldades, mas mantendo um clima de felicidade, amor e alegria. Sorriem quando querem gritar. Cantam quando querem chorar. Choram quando estão felizes e riem quando estão nervosas. Lutam por aquilo em que acreditam e não aguentam injustiças. Não aceitam um "não" quando acreditam que existe uma solução melhor Prescindem de tudo para dar à família. Vão com um amigo assustado ao médico. Amam incondicionalmente. Choram quando os seus filhos são os melhores e aplaudem quando um amigo ganha um prémio. Ficam radiantes quando nasce um bebé ou quando alguém se casa. Ficam devastadas com a morte de alguém querido, mas mantêm a força além de todos os limites. Sabem que um abraço e um beijo podem curar qualquer desgosto.
Existem mulheres de todos os formatos, tamanhos e cores. Elas conduzem, voam, andam e correm numa luta suave só para mostrar que se preocupam com o próximo. O coração de uma mulher mantém este mundo a andar. Elas trazem alegria, esperança e amor. Dão apoio moral à sua família e amigos. As mulheres têm coisas vitais a dizer e tudo para dar. NO ENTANTO, EXISTE UM DEFEITO NAS MULHERES... É QUE ELAS SE ESQUECEM CONSTANTEMENTE DO SEU VALOR!”
Desconheço o autor deste texto. Penso que terá sido o valor do coração de Mulher a escreve-lo. Que pena não serem as mulheres a governar o mundo… Obrigado às Mulheres por terem gerado a existência de todos nós com a suavidade do vosso amor.
FELIZ DIA da MULHER… FELIZ DIA DA MÃE… E TODOS OS OUTROS dias…
O Dia da Mulher é todo aquele em que respiramos… Ao homem que não respeita, nem a si próprio, recomenda-lhe que leia este texto em voz alta… O Humanismo aumenta na ordem inversa ao lucro fácil…
Subscreve um Homem que acredita que o futuro do mundo estaria melhor nas mãos das MULHERES.
Enviar um comentário