Vila Verde: Pintar um conto para estimular criatividade



Ler um conto e poder pintá-lo, imaginar o estilo das personagens, as cores, desenhar o tempo ou o humor dos envolvidos. Duas ilustradoras pretendem ensinar crianças a pintar as estórias que lêem e de que mais gostam. Os workshops, ou ateliês, começam, no centro de Braga, assim que houver um número mínimo de inscritos.

Funciona na Avenida Geral Norton de Matos, número 26, terceiro andar, na Galeria D'Arte, espécie de delegação da estrutura com este nome que, há 10 anos, funciona em Vila Verde, incentivando as expressões artísticas. As duas irmãs, que criaram um estúdio de design e ilustração (Zadi), partilham o espaço, onde esperam começar a receber crianças dos oito aos 12, aos sábados, das 10h00 às 12h30, para os iniciar no "fascinante mundo da criatividade".

Ilustradoras da Porto Editora, Adília e Zaira Costa, garantem que o objectivo é deixar "os meninos criar livremente". "Também os queremos deixar escolher o tipo de material que mais gostam de manejar, depois de terem contacto com alguns", explica Adília. Inicialmente, os miúdos, num grupo máximo de sete elementos, vão aprender as técnicas dos lápis de cor, guache, aguarela, grafitti, découpage ou pintura em tela, com óleo.

É um mundo a explorar. "Depois disso, vamos ler os contos, falar sobre eles e incentivá-los a ilustrá-los", continua Zaira, adiantando que os meninos, se quiserem, também podem inventar os seus próprios enredos.

As profissionais começaram a ilustrar contos infantis, e não só, há cerca de três anos. Num trabalho conjunto, ficando uma irmã com o desenho mais manual, e a outra com a parte de composição gráfica em computador, ambas descobriram a vocação de povoar o imaginário dos mais pequenos de seres coloridos e ternurentos.

A última encomenda da Porto Editora foi para ilustrar alguns livros da colecção Crescer a Brincar, mas a dupla está também a preparar-se para expor alguns quadros da sua autoria na Livraria bracarense Centésima Página, com a designação de "Histórias Oníricas". O gosto pela arte levou-as a desenvolver o novo projecto que, inicialmente, prevê ateliês com a duração de um mês.

Galeria D'Arte prepara acções para adultos

A filial da galeria D'Arte (associação de artistas de Vila Verde) vai também realizar workshops de pintura e escultura para adultos, no mesmo espaço, entre as 17h30 e as 19h30. De acordo com o professor Viriato Silveira, timorense que desde o início está ligado à sede da estrutura, em Vila Verde, está a ser pensado um grupo entre cinco a 10 pessoas. As ideias fervilham e está a ser equacionado, para o mesmo mini-curso, um horário pós- laboral, entre as 20h00 e as 22h30 para os que trabalham até mais tarde. Para o próximo ano, estão previstos outros ateliês, também no âmbito da fotografia, já que se trata de um "espaço de arte polivalente".

Em jeito de comemoração dos 10 anos da galeria, o espaço, em Braga, tem patente uma exposição de pintura e escultura de vários autores portugueses e estrangeiros, sobretudo africanos de Moçambique, Angola, Índia, Guiné, Timor e S. Tomé, entre outros. Fonte JN por Denisa Sousa

1 comentários:

Anónimo disse...

Nasceu um novo espaco de amizades e encontros, com videochat, mapas, blogs, albuns de fotos, videoteca, música e noticias sobre Africa! www.africamente.com